Siga o canal do youtube do ogol.com.br
Jogos Marcantes
Jogos marcantes

Itália 2 x 1 Tchecoslováquia: a virada e o primeiro título da Azzurra em uma Copa para se esquecer

Texto por ogol.com.br
l0
E0

No dia 10 de junho de 1934, a Itália conquistaria seu primeiro título mundial. Uma das maiores vencedoras da história das Copas, a seleção italiana superou a Tchecoslováquia, de virada, para levantar o troféu em uma competição muito controversa. 

A Copa do Mundo de 1934 foi manchada pelas arbitragens calamitosas, e pelas interferências de Benito Mussolini, ditador fascista que controlava a Itália, sede daquela Copa. 

A final foi em Roma, e na véspera do encontro, o árbitro sueco Ivan Eklind foi jantar com Mussolini no Palazzo Venezia. Isso depois de ter feito uma arbitragem favorável aos italianos na semifinal contra a Áustria, que era a seleção favorita naquele momento.

A virada e o título 

A decisão foi jogada debaixo de um sol senegalesco e de uma temperatura de 40° (na sombra). Apesar de toda a ajuda da arbitragem, a seleção italiana, comandada por Vittorio Pozzo, era um grande time, e foi para cima do adversário. 

A Tchecoslováquia conseguiu sobreviver muito devido a grande atuação do goleiro Frantisek Planicka. Grande nome da primeira etapa, Planicka manteve o 0 a 0 ao intervalo. 

Na volta para a segunda parte, Antonín Puc calou cerca de 50 mil torcedores com um arremate cruzado, sem que o capitão Gianpiero Combi tivesse conseguido evitar a entrada da bola. Svoboda ainda ameaçou o segundo gol, e tudo parecia perdido para os italianos. 

Até que, já aos 36 minutos, Raimundo Orsi buscou o empate. A força da torcida local empurrou a Azzurra ao ataque e Angelo Schiavio, já na prorrogação, marcou o gol do primeiro título mundial italiano. 

Comentários (0)
Quer comentar? Basta registrar-se!
motivo:
EAinda não foram registrados comentários…
jogos históricos
U Domingo, 10 Junho 1934 - 17:30
Nazionale del PNF
Ivan Eklind
2-1
Pro.
Raimundo Orsi 81'
Angelo Schiavio 95'
Antonín Puc 71'
Estádio
Nazionale del PNF
Lotação50000
Medidas-
Ano de Inauguração1911