No dia 24 de março de 1957, a seleção brasileira aplicou uma das maiores goleadas de sua história. Pela Copa América daquele ano, os brasileiros enfiaram 9 a 0 na Colômbia.
O jogo foi marcado como um divisor de águas na história da seleção. Naquele ano, o país conheceu um menino chamado Pelé. Mas contra a Colômbia, a estrela foi outra.
Evaristo de Macedo, então jogador do Flamengo, marcou nada mais, nada menos que cinco gols. É um recorde de gols de um mesmo jogador em uma partida pela seleção.
A goleada
A seleção colombiana até ameaçou por duas vezes o goleiro Gilmar, mas, apesar do início promissor, o jogo acabou sendo dos mais fáceis para a seleção, comandada por Oswaldo Brandão.
O primeiro gol no estádio Nacional de Lima, no Peru, foi um golaço: segundo relatos, Pepe acertou um belo arremate para completar para as redes um cruzamento de Joel.
Com a porteira aberta, os Cafeteros acabaram atropelados. Evaristo marcou seu primeiro gol ao receber de Didi, aos 40 minutos. Evaristo marcou dois gols ainda antes do intervalo: 4 a 0.
O hat-trick de Evaristo foi ampliado na segunda parte com outros dois gols. Os outros gols foram anotados pelo craque Didi, que chegou a fazer um golaço de letra.
A seleção brasileira, que não teve Pelé neste jogo, mas Garrincha, acabou vice-campeã da Copa América. Um ano mais tarde, porém, todos já sabem o que aconteceu...
9-0 | ||
Pepe 27' Evaristo de Macedo 41' 44' 45' 75' 86' Didi 50' 60' Zizinho 85' |