Primeiro título de Lionel Messi com o Inter Miami, a Leagues Cup voltou com a sua segunda edição, paralisando a MLS e a Liga MX entre o fim de julho e o mês de agosto. O torneio, que já definiu quase todos os classificados para o mata-mata, ficou marcado, até agora, pelo equilíbrio entre EUA/Canadá x México.
Se na temporada passada nove estadunidenses caíram na fase de grupos, contra seis mexicanos, dessa vez o placar, até o momento, está igual: seis quedas para cada liga. Dois grupos ainda definem os classificados entre hoje (segunda) e amanhã. Mas uma coisa é certa: teremos mais equipes estadunidenses no mata-mata que mexicanas.
Artilheiro da última (e única, até então) edição da Leagues Cup, Messi voltou machucado da Copa América e não participou da fase de grupos do Inter Miami. Luisito Suárez, porém, garantiu a vitória sobre o Puebla, e mesmo uma derrota para o Tigres não impediu a classificação da equipe da Flórida, que espera o retorno de Messi em algum momento do mata-mata.
O Inter Miami é um entre os 19 times da MLS garantidos na fase de 16 avos de final. Austin e Portland avançam com 100% de aproveitamento, com duas vitórias. O Cincinnati, depois de vencer o Querétaro, pode conseguir, também, a segunda vitória no jogo que fecha o grupo, contra o NY City. Ambos estão classificados e definem a liderança.
St. Louis City, Sporting Kansas City e New England Revolution tentam salvar a temporada, de campanhas fraquíssimas na MLS, com um título internacional. Até o San José Earthquakes, pior campanha na liga, confirmou classificação mesmo sem vitória no tempo normal, eliminando o Chivas no saldo de gols.
A fase de 16 avos de final da Leagues Cup começa ainda nesta semana, já na quarta-feira, com os duelos entre LA FC x Austin e Vancouver Whitecaps x Pumas. Com algumas lacunas ainda a serem preenchidas, os embates já estão definidos.
Confira os confrontos do mata-mata:
LA FC x Austin (07/08)
Vancouver x Pumas (07/08)
Inter Miami x Toronto FC (09/08)
San Jose x Necaxa (09/08)
Seattle x LA Galaxy (09/08)
Tigres x Pachuca (09/08)
Columbus x Kansas City/Toluca (09/08)
América x Real Salt Lake/Atlas/Houston (09/08)
D.C United x NE Revolution/Mazatlán/Nashville (10/08)
Orlando x Cruz Azul (10/08)
Philadelphia x Montréal (10/08)
St. Louis x Portland (10/08)
Cincinnati/NY City x Santos Laguna (10/09)
Juárez x León/Colorado Rapids (A definir)
Toluca/Kansas City x Salt Lake/Atlas/Houston (A definir)
NE England/Mazatlán/Nashville x NY City/Cincinnati (A definir)