A temporada europeia está chegando ao fim e é claro que esta humilde coluna está atenta aos grandes "destaques" que se enquadram no nosso simbólico prêmio: "The best of Loucuras".
Na categoria "Melhor pior time da Europa", nós já temos um vencedor. E de forma unânime. Trata-se do Yeni Malatyaspor, clube que disputou a segunda divisão da Liga Turca.
Este simpático clube, sediado na cidade de Malatya, conseguiu o improvável feito de terminar a temporada com 100% de aproveitamento inverso. Foram 38 jogos no campeonato nacional e 38 derrotas, com incríveis 153 gols sofridos e apenas 14 gols marcados.
Na Copa da Turquia, o Malatyaspor tentou fugir da sina, mas adivinhem? Mais uma derrota. Contra o modesto Turk Metal, da quarta divisão, o time amarelo e preto foi derrotado por 2 a 0. Ou seja, em 39 jogos na temporada 2024/2025 foram 39 derrotas.
E boa parte destas derrotas foi de um jeito amargo. Como o 10 a 1 sofrido para o Boluspor ou até mesmo os 9 a 0 para o Igdir FK... A verdade é que tem humilhação para todos os gostos.
Um feito de deixar o nosso embaixador Íbis com inveja...
Com graves problemas financeiros, o Malatyaspor não só não conquistou pontos, como terminou a temporada com saldo negativo. Por uma sanção aplicada pela Fifa, o clube turco iniciou o campeonato com menos (-) 21 de pontuação.
O agravamento da crise se deu durante a pandemia de Covid-19, quando o clube foi castigado em suas finanças, não conseguiu se reerguer e hoje amarga uma dívida que beira os R$ 120 milhões.
Não bastasse os cofres vazios, o clube de Malatya ainda foi alvo de um terremoto em 2023. Quer "zica" maior que essa?
Em um grave abalo sísmico, que também afetou a Síria, o Malatyaspor teve as estrutura de seu CT e estádio abaladas e ainda sofreu com o trágico falecimento do seu goleiro Ahmet Eyap Torkaslan no evento.