Firula: rebuscamento para solucionar/colocar em prática algo simples; circunlóquio, rodeio. Um ato desnecessário na sociedade e que, aplicado no futebol, divide opiniões. Aqui no Loucuras da Bola, por exemplo, a firula é vista como um artifício gerador de entretenimento. E se tem uma coisa que amamos por aqui, é a arte de entreter (risos).
Dito isto, vamos ao que interessa... Neste último domingo, em jogo válido pela terceira rodada do Apertura 2025, primeira divisão do Campeonato Colombiano, o Independiente Medellin vencia o Envigado por 1 a 0 fora de casa (e com dois jogadores a menos), quando o meia Francisco Chaverra teve uma excelente ideia.
Levou a bola para a linha lateral e começou a passar o pé em cima da bola claramente para provocar o adversário. Não adversário, o camisa 13 usou o "especial" e se colocou com os dois pés em cima da bola. O meia, entretanto, não contava que ia lhe faltar o equilíbrio e foi ao chão de forma constrangedora.
O lance, por si só, já seria suficiente para Chaverra cravar seu cantinho em nossa coluna, mas o que aconteceu depois selou com chave de ouro. Inconformado com a firula desajeitada do adversário, Gendry Cuervo, do Envigado, perdeu as estribeiras e quase acertou um pontapé no rosto de Chaverra, gerando uma confusão generalizada em campo
Liga Kolumbijska.
— Michał Borowy (@MiBorowy) February 10, 2025
Pan z nr 13 - Francisco Chaverra z Independiente Medellin, chciał pokazać piękną sztuczkę ze staniem na piłce. Nie wyszło mu to...
Ale za to zamotał tak, że Gendry Cuervo z Envigado za faul dostał czerwoną kartkę.pic.twitter.com/bXKYP0IOis
A presepada de Chaverra acabou premiada com a expulsão de Cuervo, que deu ainda mais ânimo para o Medellin, com um jogador a menos, segurar a vantagem mínima e somar mais três pontos no Campeonato Colombiano. Um ode à malandragem?
Para toda criatura, existe um criador. Ou ao menos alguém que tenha sido a inspiração para um feito. A tentativa curiosa de Chaverra segue sendo assunto na mídia colombiana, que já apontou quem é o grande espelho do jogador do Independiente Medellin.
"Ele teve um papel cômico. Chaverra pensou que faria a jogada do ano. Quando pisou na bola, ele certamente pensou que seria como o meia venezuelano Yeferson Soteldo, que fez isso com o Santos do Brasil em uma partida de futebol naquele país, mas deu tudo errado", publicou o portal "El Colombiano".
Para contextualizar, o venezuelano Soteldo, conhecido por sua velocidade e habilidade, fez exatamente o mesmo movimento que Chaverra (só que sem erros de execução) no duelo de desesperados entre Santos e Vasco, na reta final do Brasileirão de 2023. A luta era contra o rebaixamento.
Na ocasião, o Peixe vencia por 3 a 1 quando o baixinho subiu na bola, gerando a ira dos cruz-maltinos. Logo na sequência, inclusive, o jogador recebeu um "chega para lá" do atacante paraguaio Sebastián Ferreira. Relembre:
Opinion seems to be divided.
— All Things Brazil™ 🇧🇷 (@SelecaoTalk) October 1, 2023
Is this skill from Soteldo for Santos vs Vasco today, disrespectful or completely fine? 💭🇧🇷
pic.twitter.com/39XApZf6R0
Na ocasião, o Santos goleou por 4 a 1, deixou o Vasco em situação delicada e respirou na luta contra a degola...
O problema é que dois meses depois, o Cruz-Maltino, mesmo aos trancos e barrancos, conseguiu a pontuação necessária para se manter na elite, e o Santos, recheado de problemas na esfera esportiva e administrativa, frustrou seu torcedor e acabou rebaixado, protagonizando o episódio mais triste de sua história.
E a "pisadinha de Soteldo"? É claro que não foi esquecida...
😳🇧🇷 El meme que anda circulando en Brasil por el descenso de Santos.pic.twitter.com/rnotjM70y3
— Sudanalytics (@sudanalytics_) December 7, 2023