Siga oGol no Twitter
bet365
Na Terra do Soccer
Carlos Ramos

A 'cultura dos pênaltis' na MLS

2024/11/04
E0
A América do Norte é a terra do Donuts, do Maple Syrup, do Poutine, de calor e frio extremo. Do basquete da NBA, do hockey da NHL, do baseball da MLB. E também é a terra do soccer.

Os playoffs da MLS já esquentam as turbinas e uma coisa que, pelo segundo ano seguido, chama a atenção de quem não acompanha o soccer de perto é a decisão por pênaltis em todo e qualquer jogo que termine empatado. Pode ser o jogo 1 da série, ou último: se terminar empatado, a partida irá para os pênaltis. O que pode gerar algumas situações "bizarras". 

O exemplo mais claro é esse: uma equipe pode avançar para a próxima fase mesmo que tenha perdido um jogo no tempo normal e não tenha vencido nenhum. Vamos usar a eliminatória entre Columbus Crew e NY Red Bulls para elucidar isso. 

Atual campeão da MLS, o Crew perdeu em casa por 1 a 0. Ontem, perdia novamente até um gol de Christian Martínez aos 51 do segundo tempo. E quase renasceu nas eliminatórias nos pênaltis. Mas o brasileiro Carlos Coronel, que atua pela seleção paraguaia, garantiu a classificação da equipe nova-iorquina com três defesas nos pênaltis. 

Se não fosse por Coronel, o Columbus poderia forçar o jogo 3 da série com a vitória nos pênaltis e, na terceira partida, não precisaria nem vencer no tempo normal: bastaria outra vitória nos pênaltis para avançar. Enquanto não importaria o saldo de gols, ou mesmo a vitória do NY Red Bulls na primeira partida... 

A "tara" por pênaltis vem da cultura estadunidense. Não existe empate para eles: um vence, um perde. Não tem empate nos esportes valorizados por lá. Empate é "entediante". No futebol, tentaram implementar o "imperialismo" da bola. 

Já na década de 1990, os jogos da MLS apresentavam uma curiosidade: qualquer duelo que terminasse empatado ia ser decidido nos pênaltis. Mas não como hoje: o cobrador tinha de avançar com a bola rolando de uma determinada distância do campo e tinha um tempo (cinco segundos) para bater o goleiro, seja como fosse. Como no vídeo abaixo.

Em 2023, a ideia de que "empate não faz sentido" na MLS voltou com força nos playoffs. Sem a excentricidade dos pênaltis de "mano a mano", mas com cobranças fatais sempre que um jogo terminasse empatado. 

Em 2024,  no atual playoff, duas eliminatórias foram decididas 100% nos pênaltis, sem vitórias no tempo normal: o Minnesota United eliminou o Real Salt Lake com duas vitórias nas penalidades, e o Seattle Sounders fez o mesmo diante do Houston Dynamo. 



Comentários

Quer comentar? Basta registrar-se!
motivo:
EAinda não foram registrados comentários…

ARTIGOS DO MESMO AUTOR

Considerada o epicentro da indústria cinematográfica mundial, Los Angeles é considerada a "cidade das estrelas". No futebol, a chegada de David Beckham na cidade em ...
25-11-2024 19:02E1
Em algum lugar, mesmo que lá de cima, Luciano do Valle ainda não deve ter encontrado palavras para descrever Marta. Ainda assim, de lá, de onde quer que esteja, o lendário ...
18-11-2024 17:32
O final de semana trouxe um campeão inédito para a Canadian Premier League. O Forge FC, campeão em quatro das cinco únicas edições da CPL, acabou destronado ...
11-11-2024 17:14