Aproveitamento de Oscar no Brasil x China: valeria a pena a aposta do Flamengo?

04/08/2022

O meia-armador Oscar, 30 anos, ficou conhecido por ter sido o nosso “camisa 10” na Copa do Mundo de 2014, e por ter defendido o Chelsea, da Inglaterra, por quatro temporadas. O atleta, porém, está meio sumido de uns tempos para cá.

Isso porque o jogador, natural de Americana, São Paulo, está desde 2017 no chinês Shanghai Port (antigo SIPG). Mas isso não quer dizer que ele foi para lá por estar mal, pelo contrário: ele tem um dos maiores salários do mundo, mas, mesmo assim, quer deixar o clube e pode voltar ao Brasil.

Oscar pode ser o novo reforço do Flamengo 

O meio-campo Oscar conseguiu, há poucos dias, uma liberação de seu clube, o Shanghai Port, para atuar por seis meses em outro clube. Isso foi um pedido do próprio jogador, que alegou questões familiares ligadas à pandemia de Covid-19 e restrições no país asiático em relação à doença.

O atleta, que defendeu a seleção brasileira por vários anos, despertou o interesse de vários clubes, não só do Brasil e, entre os interessados, está o Flamengo. Marcos Braz, dirigente do Urubu, confirmou em entrevista recente que pediu informações sobre o jogador.

Jogador tem salário astronômico na China

Oscar recebe um salário fora da realidade dos padrões brasileiros no futebol chinês. O jogador ganha € 24 milhões por ano (cerca de R$ 122 milhões). Para se ter uma ideia, o montante é o mesmo pago ao francês Karim Benzema, craque do Real Madrid, da Espanha.

Para fechar com um clube nacional, o jogador teria que deixar de receber grande parte do valor do salário. Isso não parece ser um problema já que, de acordo com informação do jornalista Jorge Nicola, o clube chinês pretende arcar com a maior parte do pagamento após o empréstimo.

Outros clubes brasileiros interessados

O Flamengo terá concorrência caso queira contar com o ex-jogador do São Paulo e Internacional. O portal “Torcedores” publicou, recentemente, que o Atlético-MG e o Corinthians também estão interessados no empréstimo e podem entrar na briga em breve.

O meia já trabalhou com o atual treinador do Timão, o português Vítor Pereira, na China. Os dois têm boa relação e isso poderia facilitar em uma possível negociação.

Aproveitamento de Oscar no Brasil e na China 

Será que a principal estrela do Shanghai Port teria bons números caso voltasse para o Brasil? Como foi a sua performance na Ásia? Confira na tabela abaixo os principais números do meia tanto pelos clubes brasileiros que defendeu, tanto pelo futebol chinês.

Clube

Período

Jogos

Gols

Assistências

São Paulo 2008 a 2009 13 0 3
Internacional 2010 a 2012 59 19 22
Shanghai Port desde 2017 173 51 94

Sobre os dados

No Brasil, Oscar, que ainda era jovem e estava em início de carreira, jogou 72 partidas, balançou as redes 19 vezes e deu 25 assistências. Foram, portanto, 44 participações em gols, cerca de 0,61 por partida.

Na China, os números são ótimos, mesmo se considerarmos o nível do futebol praticado por lá. São 145 participações em gols em 173 partidas: cerca de 0,83 por jogo. O mais incrível foi o número de passes para gol: 94 (uma a cada dois jogos).

Se pensarmos que, mesmo jovem, ele participou de 0,61 gol por partida quando esteve no Brasil e vem de ótimas temporadas no futebol chinês, a expectativa é que ele retorna ao país natal e apresente um grande futebol.

Títulos e premiações

No futebol nacional, Oscar ganhou um Brasileirão pelo São Paulo (em 2008) e uma Copa Libertadores da América (2010), uma Recopa Sul-Americana (2011) e dois Gauchões (2011 e 2012) pelo Inter. Foram, portanto, quatro taças conquistadas, mas nenhum prêmio individual.

Na China ele ganhou a metade de títulos, mas foi mais premiado. Oscar levou a liga local (2018) e o Supercampeonato Chinês (2019). Além disso, ele foi eleito o melhor jogador de sua posição no Campeonato Chinês de 2018 e na Liga dos Campeões Asiáticas de 2019.

Quer apostar no ex-jogador da seleção? 

Oscar jogaria apenas o segundo turno do Campeonato Brasileiro, caso sua negociação com o Flamengo, por exemplo, seja concretizada. Ele teria que teria que ter uma performance acima do normal caso quisesse terminar como o artilheiro da competição.

Mas, como vimos acima, o meia teve performance excelente no futebol chinês, principalmente em número de assistências, que é um mercado no qual você pode ficar de olho, tanto em longo prazo quanto em partidas individuais, caso ele feche com o clube brasileiro.

Ranking de assistências no Brasileirão 2022

Quando essa reportagem foi escrita (19/7), os meias Giorgian de Arrascaeta, do Flamengo, e Gustavo Scarpa, do Palmeiras, eram os líderes de assistências no Campeonato Brasileiro: com cinco passes para gol cada.

Gustavo Scarpa também é líder em dar passe para os seus companheiros finalizarem, independente se marcarem o gol ou não. O meia palmeirense deu 50 passes desse estilo e é seguido por Nacho Fernández, meia argentino do Atlético-MG, que deu 36.

Repare que ninguém disparou como o líder de assistências do Brasileirão até agora, isso deixa a disputa em aberto para esse mercado, em longo prazo, caso Oscar feche com o Flamengo.

Odds de gols e assistências no jogo do Flamengo

O jogo seguinte do Flamengo no Brasileirão é contra o Juventude (20/7). Seus maiores craques são os que possuem as menores odds (mais chances) de participarem de alguma maneira dos gols do clube carioca.

Caso você também tenha ficado impressionado com a alta participação de gols de Oscar na China, se liga nessa outra dica de aposta: o de “gol ou assistência” na mesma partida. Confira as odds da Betfair, para o próximo jogo do Mengão, nesse mercado.

  • Gabigol: odd @1.57;
  • Pedro e Arrascaeta: @1.73;
  • Marinho: @2.10;
  • Everton Ribeiro: @2.38;
  • Vitinho: @2.40.

Você acredita que Oscar fechará com o Flamengo e manterá sua incrível marca de participação em gols que teve no Shanghai Port? Fique de olho para fazer suas apostas nesse grande jogador caso o seu retorno para o Brasil se concretize!