Siga oGol no facebook
história
Biografia Jogadores

Lineker: o maior artilheiro inglês em Copas

Texto por Carlos Ramos
l0
E0
Gary Lineker era destro, mas sabia muito bem usar a canhota, e fez muitos gols com ela. Era veloz e deixava os zagueiros confusos com dribles, mas se posicionava bem na área para marcar gols de cabeça. Para muitos, Lineker foi o atacante perfeito. Para a Inglaterra, o jogador de Leicester foi um dos grandes nomes da história do país. 

Foi mesmo em Leicester que começou a trajetória de Lineker no futebol. Nos Blues. Sim, na região, o time, mais conhecido por aqui como Foxes, ou Raposas, tem o azul reforçado em apelido. Vestindo azul, Lineker se mostrou para o mundo. 

Azul primeiro em sua cidade natal, como dito. Lineker colocou o Leicester no mapa. Ou ao menos tentou: o time era conhecido na época como "equipe ioiô", já que subia e descia de divisão. Subindo ou caindo, Lineker fazia muitos gols. Por três anos seguidos, superou os 20 gols em um ano, chegando a 29 em 48 partidas na temporada 1984/85. 

Naquela época, começou a ganhar espaço na seleção inglesa. Estreou em 1984, em duelo contra a Escócia. Em 1985, no segundo jogo, o primeiro como titular, marcou o primeiro gol, contra a Irlanda. O destaque chamou a atenção dos Blues... De Goodison Park.

O Everton, que havia acabado de ser campeão do Campeonato Inglês, comprou Lineker por 800 mil libras na época. O atacante havia sido o artilheiro da competição, com 24 gols, feito que conseguiria por três vezes na carreira. 

Maior artilheiro inglês em Copas

Foi uma temporada e tanto pelos Toffees. Apesar de o time não ter conseguido o título inglês, lutou até o fim com o Liverpool e acabou ficando apenas dois pontos atrás. Lineker foi novamente artilheiro da então Division One, com 30 gols. 

No final daquela temporada, o atacante disputou a Copa do México com a seleção inglesa. O English Team caiu nas quartas, com La Mano de Dios de Maradona. Ainda assim, Lineker acabou o Mundial como artilheiro, com seis gols em cinco partidas. 

Contra a Polônia, de Boniek, marcou três vezes em 35 minutos de jogo. Os tentos, segundo os ingleses, refletem bem o que era Lineker: cada um foi feito com apenas um toque na bola. O atacante era um grande finalizador, mortal quando tinha a chance. 

Até hoje, Lineker é o maior artilheiro inglês em Copas. Em 1990, marcou quatro vezes na campanha inglesa que levou o time até a semifinal. Em Eurocopas, porém, o atacante nunca marcou. No total, foram 48 gols em 80 jogos. Lineker é o terceiro maior artilheiro da história da seleção, atrás de Bobby Charlton e Wayne Rooney. 

Ida para o Camp Nou e idolatria em White Hart Lane 

Após a Copa de 86, Lineker acabou eleito o jogador do ano. O destaque o levou para o Camp Nou: o Barcelona pagou 2,2 milhões de libras, valores surreais na época. O atacante foi um sucesso também na Catalunha. 

Quando jogou como referência, Lineker foi decisivo com gols. Pelo Barça, ganhou a Copa dos Campeões da Europa e a Copa do Rei. Marcou 52 gols em 139 jogos. Na terceira temporada no clube, foram apenas 11 tentos. E o atacante jogou menos também, já que passou a atuar mais pelo lado, e não conseguia ter o mesmo desempenho assim. 

O resultado foi o retorno para a Inglaterra no ano seguinte. Logo no primeiro ano pelo Tottenham, Lineker voltou a ser artilheiro da Division One, com 24 gols. O time terminou em terceiro na tabela. O atacante ainda foi campeão da Copa da Inglaterra e da Supercopa em White Hart Lane. Na última temporada pelo clube, fez 35 gols em 50 jogos. 

Depois de três ótimas temporadas, Lineker deixou saudade nos torcedores dos Spurs. Resolveu encerrar a carreira no futebol japonês, onde disputou duas temporadas no Nagoya Grampus antes de pendurar as chuteiras. Chuteiras cansadas de fazer gol. 

Fotografias(2)

Gary Lineker
Rooney, Owen, Lineker, Charlton e Greaves
Lista
Comentários (0)
Tenha em atenção as Regras de Conduta antes de escrever o seu comentário. Se não as conhece poderá ser uma boa oportunidade para o fazer aqui.
motivo:
EAinda não foram registrados comentários…
Links Relacionados