Siga o canal do youtube do ogol.com.br
      bet365
      Biografia
      Biografia Jogadores

      Luigi Riva: o maior artilheiro da história da Azzurra

      Texto por Carlos Ramos
      l0
      E0

      O nome de Luigi Riva pode ser pouco conhecido no Brasil mas, além de falar do maior artilheiro da história da seleção italiana, se trata do homem que colocou a Sardenha no mapa do futebol italiano e ajudou a acabar com muitos preconceitos no país. 

      Riva começou a jogar no Legnano, da terceira divisão italiana. Fez seis gols em 23 jogos e chamou a atenção do Cagliari, que estava na segunda. Chegou na Sardenha vendo uma ilha degradada, para onde ninguém queria ir, e a tornou na terra dos sonhos. Ao menos dos seus. 

      O atacante dedicou uma carreira inteira ao clube, apesar do assédio de outras equipes. A antítese do Catenaccio, forma de jogo pragmática que prevalecia na Itália, Riva chamava a atenção pela qualidade técnica e pelos poderosos chutes, passando dos 120 km/h. Os goleiros do Cagliari fugiam dos treinos... 

      O homem que levou o Cagliari nas costas

       

      Logo Riva passou a se destacar pelos gols, e foi levando o Cagliari além. Ajudou o clube a alcançar a primeira divisão e, na temporada 1969/70, levou o time nas costas ao primeiro, e único até o momento, título italiano, com 21 gols em 28 partidas, sendo o artilheiro máximo da competição. O Cagliari foi o único time abaixo da capital a conseguir romper com o domínio nortista, e quebrou preconceitos.

      O time, que era conhecido por ser a equipe dos "pastores" e dos "bandidos", acabou dominando o país. Riva ainda viveu outras grandes temporadas pelo clube, até que se aposentou em 1976. Foram, no total, 169 gols em 319 partidas. 

      Não faltaram oportunidades para o atacante ir para outras equipes, por sinal. A Juventus ofereceu um salário três vezes maior, mas o jogador rejeitou a proposta, por amor a Sardenha. O Cagliari imortalizou a camisa 11 em homenagem a Riva. 

      Artilheiro máximo da Itália

      Além de ser o maior ídolo da história do Cagliari, Riva é o maior artilheiro da história da seleção italiana. Foram 35 tentos marcados em 42 jogos pela Azzurra, números até hoje não superados por nenhum outro atacante. 

      Riva disputou duas Copas do Mundo pelo país. Em 1970, no México, marcou dois gols contra a seleção da casa nas quartas de final e anotou um tento na vitória sobre a Alemanha na semifinal. Na decisão, acabou derrubado pelo Brasil, de Pelé, Jairzinho e companhia. 

       Na Copa de 1974, o atacante fez dois jogos, mas não marcou. O único título pela seleção foi na Eurocopa de 1968, tendo marcado no duelo decisivo contra a Iugoslávia, que terminou em vitória italiana por 2 a 0. Foi o primeiro título pós-guerra do país. 

      Luigi Riva deixou o futebol italiano de luto ao falecer, em decorrência de infarto, no dia 22 de janeiro de 2024. Ainda como maior artilheiro da história da Azzurra. Como uma bandeira do Cagliari. E para sempre marcado na história do futebol italiano.

      D

      Fotografias(6)

      Luigi Riva (ITA)
      Luigi Riva (ITA)

      Comentários

      Quer comentar? Basta registrar-se!
      motivo:
      EAinda não foram registrados comentários…
      Links Relacionados