Siga o canal do youtube do ogol.com.br
        1xBet
        Jogos Marcantes
        Jogos marcantes

        Inglaterra 4 x 2 Alemanha: com direito a 'gol fantasma', Inglaterra conquista o mundo

        Texto por Ryann Gomes
        l0
        E0

        Wembley está marcado na história do futebol inglês como palco do único título da Inglaterra em Copas do Mundo. Em um jogaço polêmico, os ingleses entraram para o seleto grupo de campeões mundiais ao vencer a Alemanha.

        Com campanhas impecáveis, a expectativa geral era de uma final muito disputada entre Inglaterra e Alemanha, no estádio de Wembley em 30 de julho, com quase 100 mil torcedores. Que se confirmou, com a necessidade da prorrogação.

        De um lado, os ingleses, com apoio da torcida, incluindo a rainha Elizabeth, em busca de um título inédito para o país inventor do futebol. Do outro, a Alemanha tentando ganhar a taça Jules Rimet pela segunda vez, 12 anos depois do "Milagre de Berna" diante da Hungria de Puskas e companhia.

        Com a bola rolando, os alemães abriram o placar logo aos 12 minutos, com um gol de Helmult Haller, aproveitando uma cabeçada errada de Nobby Stiles para o meio da área. A vantagem dos visitantes durou apenas seis minutos. O capitão inglês Bobby Moore alçou uma bola na área, e encontrou Hurst livre na área. O atacante cabeceou com tranquilidade, diante da bobeira da defesa germânica, e empatou.

        Dois gols no primeiro tempo, mais dois no segundo. Em ordem invertida. Aos 33, Hurst chutou da entrada da área, Hoettges cortou, mas bola subiu e sobrou para Peters pegar de primeira e virar o marcador. A Alemanha, no seu melhor estilo, não desistiu e conseguiu a igualdade aos 44, com Weber.

        O empate alemão no fim levou a decisão para a prorrogação. E, apesar do grande jogo no tempo normal, com um 2 a 2 eletrizante, o lance mais marcante do Mundial de 66 ainda estaria por vir.

        Já aos 11 da primeira parte do tempo extra, Alan Ball recebeu pela direita e cruzou. Hurst dominou na área e chutou de virada. A certeza é que a bola bateu no travessão. E depois? Será que ela entrou? Quicou em cima da linha? Pela reação do inglês Hunt, foi gol. Bem próximo do lance, o atacante não se preocupou em completar a bola para a rede e, rapidamente, virou de costas, acenando, pedindo o gol. 

        Enquanto alemães e ingleses tentavam defender o seu ponto de vista, o árbitro suíço Gottfried Dienst, nitidamente indeciso, correu para a lateral e recorreu ao auxiliar soviético Tofik Bakhramov, que afirmou que a bola havia ultrapassado a linha.

        Até hoje, o terceiro gol inglês na decisão gera polêmica. Em uma época em que o número de câmeras de transmissão não era tão grande quanto nos dias atuais, as imagens do lance são poucas. E estas parecem indicar que a bola quicou em cima da linha. Muitas tentativas foram feitas de responder a uma das dúvidas eternas da história do Mundiais de futebol. Mas ninguém conseguiu, de fato, provar se a bola entrou.

        Bom, o gol acabou validado. E poucos se lembram que o mesmo Hurst balançou a rede mais uma vez depois, marcando o quarto gol dos anfitriões nos instantes finais da prorrogação, garantindo o triunfo inglês e o título inédito do Mundial.

        O desempenho de Hurst, inclusive, fez com que o jogador se tornasse o primeiro a marcar três gols em uma final de Copa do Mundo. Feito incrível, certo? No entanto, na história do futebol, seu nome está associado a uma eterna pergunta: foi gol ou não foi?

        Lista
        Comentários (0)
        Tenha em atenção as Regras de Conduta antes de escrever o seu comentário. Se não as conhece poderá ser uma boa oportunidade para o fazer aqui.
        motivo:
        EAinda não foram registrados comentários…
        jogos históricos
        U Sábado, 30 Julho 1966 - 15:00
        Wembley Stadium
        Gottfried Dienst
        4-2
        Geoff Hurst 18' 101' 120'
        Martin Peters 78'
        Helmut Haller 12'
        Wolfgang Weber 89'
        Estádio
        Wembley Stadium
        Wembley Stadium
        Inglaterra
        Wembley, London
        Lotação127000
        Medidas-
        Ano de Inauguração1923