Siga oGol no facebook
          1xBet
          Histórias do Futebol
          Histórias do Futebol

          Preguinho, o autor do primeiro gol da seleção em Copas

          Texto por ogol.com.br
          l0
          E0

          No dia 14 de julho de 1930, o Brasil jogava com a Iugoslávia no Parque Central, em Montevideo. E perdia. 2 a 0. Foi quando Fausto, a "Maravilha Negra", driblou Vouyadinovich e mandou o "couro" na área. Preguinho, capitão daquela seleção, ganhou disputa com a defesa e mandou a bola para o fundo da rede. Foi o primeiro gol da história da seleção brasileira em Copas. 

          Naquela Copa, jogada em baixas temperaturas no Uruguai, a seleção brasileira não foi muito longe, mas Preguinho brilhou. Foi o primeiro capitão brasileiro em Copas e também o primeiro artilheiro da seleção em um Mundial, marcando ainda dois gols na goleada sobre a Bolívia, por 4 a 0. 

          João Coelho Netto, filho do famoso escritor Coelho Netto, nasceu no Rio de Janeiro no dia 8 de fevereiro de 1905, um ano antes de o Fluminense ser o primeiro campeão carioca da história do futebol. Foi nas Laranjeiras que João brilhou. João para poucos: para a maioria, Preguinho, apelido que ganhou na infância após ter sido jogado em uma piscina por amigos e ter caído "como um prego", segundo reza a lenda. 

          Nas piscinas, inclusive, Preguinho brilhou, sendo campeão estadual de natação na categoria 600 metros. Era um atleta incansável, de várias categorias, algumas delas na água. Mas foi nos gramados que marcou seu nome na história. 

          No início, Preguinho se revezava entre as piscinas e o campo. Chegou a ser campeão nadando pela manhã e de tarde chutando a bola. Ponta esquerda, Preguinho tinha um grande poder de finalização e foi um grande goleador nas Laranjeiras. 

          Segundo o Fluminense, o atacante é o maior artilheiro no campo das Laranjeiras e um dos maiores da história do clube. Sua relação com o Tricolor vem mesmo antes do nascimento: sua família já era sócia do Flu. Ao todo, foram 132 gols em 162 jogos pelo Tricolor. 

          Preguinho jogou 14 anos no Fluminense: de 1925 até 1939, e conquistou o bicampeonato carioca de 1937 e 1938. Atuou no amadorismo e também no profissionalismo, mas não aceitou receber para jogar futebol. O tricolor foi a única cor que vestiu, fora a camisa da seleção brasileira. O atacante faleceu em 1º de outubro de 1979, por problemas pulmonares. 

          D

          Fotografias(3)

          Preguinho (BRA)
          Preguinho (BRA)
          Lista
          Comentários (0)
          Tenha em atenção as Regras de Conduta antes de escrever o seu comentário. Se não as conhece poderá ser uma boa oportunidade para o fazer aqui.
          motivo:
          EAinda não foram registrados comentários…
          Links Relacionados