Siga oGol no Twitter
bet365
Biografia
Biografia Jogadores

César Rodríguez: o grande artilheiro do Barcelona

Texto por ogol.com.br
l0
E0

"A César o que é de César" é uma das frases mais famosas da história da humanidade. Se transferirmos ela ao futebol, podemos dizer que César teve o que era dele na bola: gol. E muitos gols... 

César, no caso, o Rodríguez. que nasceu em León, na Espanha, em 29 de Junho de 1920 e se tornou, mais tarde, o grande goleador da história do Barcelona (até surgir um tal de Messi). 

Quem o viu, garante que César foi o atacante perfeito. Era bom para cabecear, tinha qualidade no arremate com as duas pernas e era um batalhador em campo. Também tinha excelente visão de jogo e ficou marcado pelos gols olímpicos que vislumbrou, surpreendendo os goleiros adversários. 

Formado nas categorias de base do Barcelona no fim da década de 1930, passou duas temporadas no Granada enquanto servia no exército na Andaluzia. 

Fez a sua primeira grande temporada com a camisa andaluz. Quando voltou para a Catalunha, participou de um dos maiores ataques da história do Barcelona. 

Ao lado de nomes como Estanislao Basora e Kubala, César elevou o patamar do Barça, que saiu de anos de frustração para anos de títulos. 

Com os gols do atacante, os Blaugrana voltaram ao topo da Espanha e conquistaram cinco títulos da Liga, além de três da Copa do Rei. 

César alcançou a barreira dos 30 gols em uma mesma temporada duas vezes: em 1948/49, quando terminou artilheiro da Liga e fez 30 gols em 28 jogos; e em 50/51, com 33 gols em 35 jogos. 

Em 1950, ficou marcado por participar, com gol, da incrível goleada catalã sobre o Real Madrid, por 7 a 2, representando o domínio do clube sobre o rival naquela época. 

Em 1950, por sinal, César chegou a estar no Brasil para disputar aquela Copa, mas não entrou em campo em nenhuma partida. O atacante fez apenas 12 jogos pela seleção espanhola, mas marcou sete gols. 

Seus grandes feitos foram mesmo pelo Barça. Quando deixou o clube, em 1955, era o principal artilheiro da história blaugrana, com 232 gols em 346 jogos. Só perdeu o posto seis décadas depois para Lionel Messi. Mas nunca perdeu sua importância na história catalã. 

D

Fotografias(1)

César Rodríguez
Comentários (0)
Quer comentar? Basta registrar-se!
motivo:
EAinda não foram registrados comentários…
Links Relacionados