Siga oGol no Twitter
    bet365
    Histórias do Futebol
    Histórias do Futebol

    Panenka: o inventor da cavadinha

    Texto por ogol.com.br
    l0
    E0

    Quando falamos em "cavadinha" no futebol, lembramos de Loco Abreu, ou mesmo de Zidane contra a Itália na final da Copa de 2006. Mas o lance foi inventado bem antes. 

    Nascido na Tchecoslováquia no fim da década de 1940, Antonín Panenka foi ídolo do Bohemians, mas se consagrou mesmo vestindo a camisa da seleção de seu país. 

    Foi com a camisa da Tchecoslováquia que Panenka realizou o lance que marcou sua carreira. A "cavadinha", como ele mesmo contou anos depois, não foi uma improvisação, mas sim algo treinado. 

    Panenka inventou a "cavadinha" em 1974. Segundo o próprio, só errou uma cobrança até que, em 1976, teve a chance de bater um pênalti na final da Eurocopa daquele ano. 

    A Tchecoslováquia tinha a chance de dar ao torcedor um título histórico, e a decisão era nos pênaltis. Uli Hoeness havia desperdiçado a cobrança anterior e Panenka teve a chance de derrubar os alemães, favoritos ao título. 

    O meia correu para a bola, esperou a definição do goleiro e deu a famosa "cavadinha". No futebol, o lance ficou conhecido como pênalti à Panenka. 

    A bola entrou, e a Tchecoslováquia acabou campeã. Panenka ainda jogou outra Euro e uma Copa do Mundo, com dois gols em 1982, mas ficou marcado mesmo na história pelo gol contra a Alemanha. 

    Pelé chegou a dizer que só um gênio, ou um louco, para tentar algo assim. Panenka virou referência e, nas décadas seguintes, diversos craques seguiram seu exemplo. 

    Comentários

    Quer comentar? Basta registrar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registrados comentários…
    jogos históricos
    U Domingo, 20 Junho 1976 - 15:15
    FK Crvena Zvezda
    Sergio Gonella
    2-2
    (5-3 Pen.)
    Ján Svehlík 8'
    Karol Dobias 25'
    Dieter Muller 28'
    Bernd Hölzenbein 90'
    Estádio
    FK Crvena Zvezda
    Lotação55538
    Medidas110x73
    Ano de Inauguração1963