Siga o instagram do oGol
        1xBet
        Biografia
        Biografia Jogadores

        Pichichi: sinônimo de artilheiro

        Texto por ogol.com.br
        l0
        E0

        Hoje, os artilheiros do futebol espanhol são conhecidos por Pichichi. Tudo isso por conta de Rafael Moreno Aranzadi, um artilheiro basco que deixou gravado seu nome na história. 

        Rafael ganhou o apelido de Pichichi ainda na infância pelo quão pequeno que era. E desde cedo demonstrava habilidade com a bola. Nascido em Bilbao, País Basco, em 23 de maio de 1892, queria se formar em direito.

        Sem conseguir ser aprovado no curso, focou no futebol e começou a jogar com regularidade no Athletic a partir de 1911. Fez história quando, em 1913, fez o primeiro gol do San Mamés, a "catedral" dos bascos. 

        No ano seguinte, 1914, o Athletic, de Pichichi, conquistou o primeiro título da Copa do Rei de sua história. Na temporada seguinte, repetiu o feito batendo o Espanyol, da Catalunha. 

        Pichichi conquistaria ainda outros dois títulos pelos bascos. O atacante ficou conhecido pela qualidade do seu arremate. Quando a coisa apertava durante as partidas, seus companheiros sempre o procuravam para resolver os jogos. 

        Em um mundo ainda sem Copa, Pichichi jogou as Olimpíadas da Antuérpia, marcou um gol de cabeça e acabou voltando para a casa com uma medalha de prata. 

        Em 1921, antes mesmo de completar 30 anos, decidiu se aposentar. O artilheiro que jogava com um pano branco na cabeça nunca mais voltaria a marcar seus gols. 

        Seguiu no futebol como árbitro até ter uma morte estúpida ao ingerir ostras contaminadas dois meses antes de completar 30 anos. Depois de morto, seguiu homenageado pelo Athletic e também a nível nacional: o jornal Marca, principal diário esportivo da Espanha, dá anualmente o prêmio Pichichi ao principal artilheiro do país ao fim de cada temporada. 

        D

        Fotografias(2)

        Pichichi
        Pichichi (ESP)
        Lista
        Comentários (0)
        Tenha em atenção as Regras de Conduta antes de escrever o seu comentário. Se não as conhece poderá ser uma boa oportunidade para o fazer aqui.
        motivo:
        EAinda não foram registrados comentários…
        Links Relacionados
        Jogador
        Equipe