Siga o canal do youtube do ogol.com.br
        1xBet
        Histórias do Futebol
        Histórias do Futebol

        Liberdade dos jogadores brasileiros começou com briga de Afonsinho com Zagallo

        Texto por ogol.com.br
        l0
        E0

        Durante muitas décadas, desde a profissionalização do futebol brasileiro, e desde que o Governo normatizou o esporte, o jogador foi propriedade do clube e, com contrato, só sairia para algum lugar caso o clube quisesse. Isso só mudaria já na década de 1990, com a Lei Pelé. Mas Afonsinho, ex-jogador do Botafogo, teve tudo a ver com isso. 

        Afonsinho era um craque de personalidade, sem levar desaforo para casa. E o Botafogo tinha Gerson, que era também craque, de personalidade, e preferido de Zagallo. Para o Velho Lobo, só um jogaria: Gerson ou Afonsinho. E Gerson era o favorito do treinador. 

        Afonsinho não gostava nada disso, mas esperou a sua vez. Quando Gerson foi negociado com o São Paulo, Afonsinho virou titular, mas acabou se lesionando. Quando ficou apto novamente, Zagallo voltou a colocar o meia atrás na fila para jogar.

        Afonsinho não gostou, e brigou com Zagallo. Seria uma das primeiras brigas do craque no clube. A outra foi com a diretoria, que queria obrigar o atleta a fazer a barba e o cabelo. O meia achou que aquilo não era direito do clube, bateu o pé e, de "castigo", acabou emprestado ao Olaria. Na volta, o Botafogo suspendeu o contrato e impediu Afonsinho de trabalhar. 

        O jogador, então, foi buscar seus direitos na Justiça. Pela cultura que existia na época, a chance de derrota era enorme. E Afonsinho, que pedia o passe livre, perdeu no TJD da Federação Carioca. Apelou, em seguida, para o TJD da então Confederação Brasileira de Desportos e ganhou, no dia 04 de março de 1971. 

        Livre para decidir seu futuro, Afonsinho jogou no Vasco, no Santos, no Flamengo, no América Mineiro e no Fluminense. Depois dele, outros nomes se seguiram nos anos seguintes, até que a discussão ficou mais forte, com a criação primeiro da Lei Zico, e depois da derradeira Lei Pelé. 

        Lista
        Comentários (0)
        Tenha em atenção as Regras de Conduta antes de escrever o seu comentário. Se não as conhece poderá ser uma boa oportunidade para o fazer aqui.
        motivo:
        EAinda não foram registrados comentários…
        Links Relacionados
        Jogador
        Equipe
        Treinador