Siga oGol no facebook
Tragédias
Tragédias

A tragédia de Heysel

Texto por ogol.com.br
l0
E0

A Tragédia de Heysel foi um dos episódios mais tristes do futebol europeu. No dia 29 de maio de 1985, no estádio de Heysel, na Bélgica, Juventus e Liverpool decidiram a Liga dos Campeões. Mas, antes do jogo, houve uma grande confusão que acabou em tragédia. 

O contexto do embate já era temerário, já que as autoridades belgas tomaram diversas medidas para tentar dissipar as chances de confrontos entre os torcedores dos dois lados. Só que os hooligans fizeram do palco da final um inferno. 

Além de terem roubado lojas no entorno do estádio, os hooligans entraram em confronto dentro do estádio. As grades que separavam as duas "torcidas" acabaram cedendo à pressão humana, e a tragédia ganhou formato. Foi um verdadeiro massacre. 

Muitos fãs italianos acabaram pisoteados pelos ingleses, que usaram ainda barras de ferro das grades para bater nos, nesse caso no termo literal da palavra, rivais. Um muro do estádio caiu, feriou mais gente, e o balanço foi de 39 mortos. 

Apesar de tudo, a bola ainda rolou. Michel Platini deu o título para a Juventus, mas aquele dia, com certeza, não foi de festa para ninguém. 

Comentários (1)
Tenha em atenção as Regras de Conduta antes de escrever o seu comentário. Se não as conhece poderá ser uma boa oportunidade para o fazer aqui.
motivo:
PI
Heysel
2019-09-26 09h29m por Piranho
Foi uma vergonha terem autorizado a partida depois de 39 pessoas morrerem. Eu gosto do Liverpool atual, mas essa mancha eles sempre vão carregar, dessas 39 mortes.
jogos históricos
U Quarta, 29 Maio 1985 - 16:40
Stade Roi Baudouin
André Daina
1-0
Michel Platini 58' (pen.)
Estádio
Stade Roi Baudouin
Lotação50122
Medidas106x66
Ano de Inauguração1930