Siga o instagram do oGol
    bet365
    Clubes
    Clubes

    Botafogo

    Texto por Carlos Ramos
    l0
    E0

    Como a dos rivais de Zona Sul, Flamengo e Fluminense, a história do Botafogo de Futebol e Regatas está muito ligada ao remo. No início, o nome do clube era Botafogo Football Club. Formado por jovens do bairro de mesmo nome, a equipe tinha como objetivo realizar jogos de futebol, então novidade na cidade, contra outros pioneiros. 

    O nome do Botafogo era para ser Electro Club, mas, aconselhados por Dona Chiquitota, avó de Flávio Ramos, um dos fundadores, os jovens aceitaram colocar o nome do bairro no novo clube. Mais tarde, o Botafogo Football Club se juntou ao Club de Regatas Botafogo, equipe de remo do mesmo bairro, para nascer o Botafogo de Futebol e Regatas, isso já em 08 de dezembro de 1942. 

    Mas voltando ao início do Botafogo, enquanto a equipe de remo era campeã desde o século XIX (foi fundada em 1 de julho de 1894), o time de futebol iniciou as atividades em 1904. O primeiro jogo com registro do clube foi em 02 de outubro daquele ano, com derrota para o Football and Athletic Club, na Tijuca, por 3 a 0. 

    O time, amador, não jogava com tanta frequência nos primeiros meses. O segundo jogo aconteceu só em maio de 1905, e veio a primeira vitória, contra o Petropolitano, por 1 a 0, com gol de Flavio Ramos, um dos idealizadores da equipe. 

    O Botafogo participou pela primeira vez do Campeonato Carioca em 1906. No ano seguinte, faturou o título, que foi dividido com o Fluminense e só reconhecido em 1996. Daí o hino: "Botafogo, Botafogo, campeão, desde 1907". Inicialmente, o hino de Lamartine Babo dizia que o clube era campeão desde 1910, já que a conquista de 1907 só foi confirmada décadas mais tarde. 

    O Glorioso 

    O Botafogo ficou conhecido como Glorioso pelo título de 1910, marcado por muitas goleadas. Por falar nisso, um ano antes a equipe havia alcançado um feito enorme: goleou o Mangueira, por 24 a 0, na considerada maior goleada do futebol brasileiro.

    Em 1913, fez de General Severiano a sua casa. Na década de 1930, o time conseguiu mais glórias, sendo o primeiro tetracampeão carioca, de 1932 até 1935. 

    Já como Botafogo de Futebol e Regatas, a equipe de General Severiano conseguiu um grande feito em 1948: superou o histórico time do Vasco, conhecido como Expresso da Vitória, e faturou o Campeonato Carioca daquele ano. 

    O Botafogo e seus ídolos

    Muito mais que títulos, o Botafogo ficou marcado por seus grandes ídolos. Boa parte deles surgiu a partir da década de 1940. Heleno de Freitas foi um deles. O polêmico craque, porém, nunca foi campeão com a camisa alvinegra, apesar de ter feito grandes Cariocas pelo clube. Heleno só foi campeão no rival, Vasco. 

    Depois de Heleno veio Nilton Santos, mais tarde Garrincha, que se juntou a Quarentinha, depois Didi, Amarildo, Zagallo, Manga, por último Gérson, Jairzinho. O Glorioso foi um dos grandes times do futebol brasileiro nas décadas de 1950 e 1960. Ultrapassou as barreiras do Rio e ganhou três torneios Rio-São Paulo na década de 1960, e faturou a Taça Brasil em 1968, o primeiro carioca a celebrar um título nacional reconhecido pela CBF. 

    O Alvinegro só voltaria ao topo do país em 1995, com Túlio Maravilha e companhia. Podemos dizer que o Bota teve várias estrelas, e reconhece seu passado glorioso como poucos clubes brasileiros. 

    Comentários

    Quer comentar? Basta registrar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registrados comentários…
    Links Relacionados
    Equipe