Siga oGol no Twitter
bet365
Histórias do Futebol

O nascimento da seleção brasileira

Texto por Cláudio Sobrinho
l0
E0

No dia 21 de julho de 1914, a seleção brasileira iniciava sua gloriosa história em um amistoso contra o Exeter City, time inglês que realizava excursão no Brasil. A peleja, que aconteceu nas Laranjeiras, terminou com vitória brasileira, por 2 a 0.

Até hoje esse jogo é lembrado na Inglaterra como principal feito do pequeno time de Exeter. Até hoje a sua fiel torcida pergunta aos rivais, no St James Park: "Vocês já jogaram contra o Brasil?". 

As origens

Na época do jogo, o futebol brasileiro ainda vivia seus primeiros suspiros. O esporte ainda era amador e contava com o preconceito de muitos. 

No início, a elite, composta em sua maior parte por estrangeiros, que trouxeram a novidade ao país, era quem praticava em clubes fechados. 

O primeiro ídolo do futebol brasileiro, Arthur Friedenreich, foi o símbolo dessa mudança. Resultado de uma relação entre um imigrante alemão com uma ex-escrava, o jogador jogava tanto nos campos dos clubes quanto na várzea.

O embrião 

A seleção que enfrentou o Exeter foi reunida pela então Federação Brasileira de Sports (FBS, embrião da CBF). A equipe não tinha um treinador, mas era comandada pelos experientes jogadores Sylvio Lagrecca e Rubens Salles.

A formação titular para o cotejo tinha dois atletas do Fluminense (Marcos de Mendonça e Oswaldo Gomes), dois do Botafogo (Rolando e Abelardo), dois do Flamengo (Píndaro e Nery), dois do Ypiranga-SP (Friedenreich e Formiga), um do São Bento-SP (Sylvio Lagrecca), um do Paulistano (Rubens Salles) e um do America (Osman). 

Já os adversários ingleses jogaram com: Reginald Loram; Jack Fort e Samuel Strettle; Jimmy Rigby, James Lagan e Augustus Hardin; Harold Holt, Fred Whittaker, William Hunter, William Lovett e Fred Goodwin.

O uniforme usado pelo selecionado brasileiro na peleja era branco. A cor foi utilizada pela equipe até 1950, quando o Brasil perdeu a Copa do Mundo no Maracanã, para o Uruguai. Somente depois disso o verde-e-amarelo foi adotado como camisa principal.

O jogo

Brasil e Exeter em duelo nas Laranjeiras
Relatos da época dizem que a partida foi inteiramente dominada pelo selecionado brasileiro, que terminou por vencer por 2 a 0. 

Coube a Oswaldo Gomes marcar o primeiro tento da história da seleção. Aos 15 minutos do primeiro tempo, o jogador do Fluminense ficou com sobra de bola na área, dominou e arrematou para balançar a rede adversária. 

Ainda no primeiro tempo, Oswaldo foi garçom e serviu Osman, que concluiu e deu números finais ao confronto nas Laranjeiras. 

A estimativa é a de que cerca de cinco mil torcedores estiveram presentes no campo do Fluminense para acompanhar o histórico duelo.

Comentários

Quer comentar? Basta registrar-se!
motivo:
EAinda não foram registrados comentários…
jogos históricos
U Terça, 21 Julho 1914 - 00:00
Manoel Schwartz (Laranjeiras)
Harry Robinson
2-0
Oswaldo 28'
Osman 36'
Links Relacionados
Estádio
Manoel Schwartz (Laranjeiras)
Lotação8000
Medidas105x70
Ano de Inauguração1919