Siga oGol no facebook
        1xBet
        História
        Histórias do Futebol

        O dia em que nasceram os 'Reds'

        Texto por Eduardo Massa
        l0
        E0

        O dia 25 de novembro de 1964 marcou uma nova era no Liverpool. Ao entrar no campo de Anfield para enfrentar o Anderlecht, pela Taça dos Campeões Europeus (atual Liga dos Campeões), os Reds vestiram pela primeira vez o equipamento completo vermelho, uniforme que se transformaria em símbolo do clube.

        Nem sempre o Liverpool vestiu vermelho. De fato, nos primeiros quatro anos do clube, o uniforme parecia muito mais com o do rival histórico, o Everton, com a camisa em azul e branco. A origem do Liverpool tem estreita relação com os adversários azuis da cidade. Apenas em setembro de 1896 o time vestiu-se pela primeira vez de vermelho, e logo passaram a ser conhecidos como os "Reds".

        Durante 68 anos o uniforme do Liverpool manteve o vermelho na camisa, mas com os calções brancos e os meiões com variações de vermelho, vermelho e preto, e vermelho e branco. Apenas em 64 surgiu a mística do uniforme completamente vermelho, uma história que se confunde com Bill Shankly, técnico que resgatou o clube da segunda divisão para a glória.

        Os gigantes vermelhos de Shankly 

        "O nosso jogo contra o Anderlecht em Anfield foi uma noite marcante. Nós vestimos o equipamento todo vermelho pela primeira vez. Cristo, os jogadores pareciam gigantes. E nós jogamos como gigantes."

        Assim Bill Shankly recorda o dia em que o Liverpool entrou pela primeira vez completamente vestido de vermelho, uma tradição mantida desde então. A ideia de trocar os calções e meiões brancos pelos vermelhos partiu do lendário treinador, pensando no impacto psicológico que poderia causar nos adversários: "Vermelho de perigo, vermelho de poder".

        O efeito prático da mudança pode ser questionado, e Shankly já havia conseguido seu primeiro título inglês na temporada anterior, depois de resgatar o clube da decadência na segunda divisão. Mas o 3 a 0 categórico sobre o Anderlecht ampliou a confiança. Seis meses depois, em maio de 1965, os Reds conquistavam a primeira Copa da Inglaterra de sua história, ao vencer o Leeds na final. Uma conquista que Shankly recorda como o "grande dia" da sua carreira, mesmo depois de 15 anos de sucesso e títulos no clube.

        O Liverpool reconquistou o respeito na Inglaterra e na Europa. As décadas de 70 e 80 seriam de glória para os gigantes de vermelho de Shankly, que entregou o bastão em 74 para o seu auxiliar, Bob Paisley, outra lenda em Anfield e que liderou os Reds a três conquistas da Europa, entre outros títulos.

        Lista
        Comentários (0)
        Tenha em atenção as Regras de Conduta antes de escrever o seu comentário. Se não as conhece poderá ser uma boa oportunidade para o fazer aqui.
        motivo:
        EAinda não foram registrados comentários…
        Links Relacionados
        Equipe