Siga o canal do youtube do ogol.com.br
história
Biografia Jogadores

Ryan Giggs, o 'Senhor Manchester United'

Texto por Carlos Ramos
l0
E0
Ryan Giggs terminou a carreira recheado de títulos por um time só: o Manchester United. Além da seleção de gales e da Grã-Bretanha, só defendeu a camisa vermelha do time de Old Trafford. Por isso, se tornou o atleta com mais jogos na história do clube. Mas tudo poderia ter sido completamente diferente se não fosse por Sir Alex Ferguson. 

Giggs começou a jogador futebol na base do Manchester City. Um dia, porém, quando celebrava o aniversário de 14 anos, Ferguson apareceu em sua casa e o convenceu que o futuro em Old Trafford seria melhor. De fato, foi, e o menino virou lenda. 

O menino vira lenda

Do ponta que acabava com o sono dos laterais e zagueiros ao meia dos passes geniais: por décadas, Ryan Giggs foi escrevendo sua história de devoção a um clube só. Quando fez sua estreia, em 1991, o Campeonato Inglês ainda não se chamava Premier League. 

Na antiga Division One, Giggs entrou na derrota para o Everton, em Old Trafford. Dois meses depois, em maio, fez seu primeiro jogo como titular, reencontrando os antigos colegas do Manchester City. A lei do ex não falhou: Giggs marcou o gol da vitória, por 1 a 0. 

Na temporada seguinte, Giggs conseguiu protagonismo. Conquistou o primeiro título, a Supercopa da Europa, contra o Estrela Vermelha. Como titular, conquistou ainda a Copa da Liga contra o Nottingham Forest, do lendário técnico Brian Clough

Ao fim daquela temporada, Giggs conseguiu sete gols em 51 jogos pelo time principal (fora campeão também da Copa da Inglaterra de jovens com Gary Neville e David Beckham). No meio de tantos jovens promissores, Giggs foi eleito duas vezes o jogador jovem do ano. 

Em 1992/93, Giggs foi titular e peça importante no título da primeira Premier League da história: levou o United até a taça atuando 41 das 42 rodadas, e marcando nove vezes. Desde jovem, Giggs já conseguia ser uma figura muito regular no United, jogando quase sempre. Assim, o menino virou lenda. 

Títulos e recordes

Giggs nunca jogou tanto, nem fez tantos gols, quanto na temporada 1993/94. Foram 58 partidas e 17 tentos. O United foi campeão da Copa da Inglaterra, com direito a goleada sobre o Chelsea na final, e do Campeonato Inglês

Giggs voltaria a conquistar o chamado double (Copa e liga) na temporada 1995/96. Na temporada 1998/99, foi ainda além: foi campeão da Copa, contra o Newcastle; da Premier League, com um ponto de vantagem para o Arsenal; e da Liga dos Campeões, conseguindo uma assistência para Sheringham na vitória sobre o Bayern

Em 2008, na Rússia, o Manchester United voltaria a ser campeão da Liga dos Campeões com Giggs, dessa vez contra o Chelsea, nos pênaltis, em final das mais emocionantes. O meia conquistou, no total, 13 títulos da Premier League, quatro da Copa da Liga, outros quatro da Copa da Inglaterra, nove Supercopas e, internacionalmente, dois Mundiais, a Supercopa da Europa e a Copa dos Campeões. São 36 títulos como profissional em Old Trafford. 

Jogador mais vitorioso do United, Giggs passou Sir Bobby Charlton e encerrou a carreira como o atleta com mais jogos na história do clube, com 963 partidas. Na carreira, chegou a mil jogos contra o Real Madrid, pela Liga dos Campeões em 2013

O atleta somou, ao todo, 1027 jogos como profissional. Foram 64 partidas e 12 gols pela seleção de Gales, sem nunca conseguir levar o país a uma grande competição. Em 2012, jogou as Olimpíadas de Londres pela Grã-Bretanha. A eliminação acabou acontecendo no País de Gales, em Cardiff, para a Coreia do Sul, nos pênaltis. 

Giggs encerrou a carreira em 2014. Chegou a fazer vezes de técnico e jogador. Comandou o United na vitória sobre o Hull City, entrando no jogo no segundo tempo da partida. Foi a última vez que Old Trafford viu Giggs de vermelho em campo. Apesar de o torcedor do United ter visto o galês em 963 partidas pelo clube, a presença do meia faz falta... 

Fotografias(13)

Lista
Comentários (0)
Tenha em atenção as Regras de Conduta antes de escrever o seu comentário. Se não as conhece poderá ser uma boa oportunidade para o fazer aqui.
motivo:
EAinda não foram registrados comentários…
Links Relacionados