Error message here!

Error message here!

Esqueceu-se password?

Perdeu a password? Introduza o seu endereço de email. Irá receber um link para criar uma nova password.

Error message here!

Voltar ao login

Outras ligas
Muitos jogaram em Portugal

Brasileirão: Campeonato começa com muitas estrelas de regresso

2011/05/20 20:35
Texto por Álvaro Gonçalves

O campeonato brasileiro está prestes a arrancar e a presença de jogadores brasileiros que já foram fundamentais em equipas europeias é o grande destaque do Brasileirão.

O campeão Fluminense prepara-se para começar a defesa do título que garantiu na época passada, depois de na anterior ter estado perto de ser despromovido à segunda divisão. O São Paulo, que fez regressar Luís Fabiano ao Brasil mas não poderá contar já com ele porque vai ser operado, é o primeiro adversário da equipa de Deco, num duelo que promete ser intensamente disputado.

Por ser campeão, o Fluminense, logicamente, está entre os candidatos a vencer o campeonato, mas aos cariocas juntam-se equipas como o Corinthians, de Liedson e Adriano, Cruzeiro, Flamengo, de Ronaldinho, Internacional, Santos, que mantém Neymar e Ganso na frente de ataque, e São Paulo.

Estas são as equipas apontadas no Brasil como principais candidatas a vencer a prova, sendo que o Fluminense, como já foi referido, vai defrontar o São Paulo, o Corinthians joga, fora de casa, com o Grémio, o Cruzeiro vai ao reduto do Figueirense, o Flamengo recebe o Avaí e Santos e Internacional vão defrontar-se logo a abrir o campeonato, noutro duelo escaldante.

O Brasileirão será, como é habitual, disputado por 20 equipas, com as quatro primeiras a garantirem o acesso à Taça dos Libertadores. Entre o quinto e o 12º classificado há o direito de disputar a Taça Sul-Americana 2012, sendo que o vencedor da competição tem como prémio a participação na Taça dos Libertadores.

Na parte mais baixa da tabela classificativa, os últimos quatro classificados serão despromovidos e terão que disputar a segunda divisão na próxima temporada.

A constelação de estrelas do Brasileirão

Nos últimos anos tem sido constante o regresso de jogadores brasileiros ao seu país. Falta de adaptação à Europa, jogar mais regularmente, ou, até, acabar a carreira são alguns dos motivos para tal fenómeno.

Ao contrário do último campeonato, jogadores como Ronaldo ou Roberto Carlos não vão jogar nos relvados brasileiros, mas a constelação de estrelas aumento no Brasil e, por isso, as expectativas dos seguidores acerca do Brasileirão 2011 são as maiores.

Eis apenas alguns exemplos: Dudu Cearense, Mancini (Atlético Mineiro), Loco Abreu (Botafogo), Liedson, Adriano (Corinthians), Thiago Neves, Ronaldinho Gaúcho (Flamengo), Deco, Conca, Fred (Fluminense), Bolatti, D'Alessandro, Leandro Damião (Internacional), Marcos, Kléber (Palmeiras), Elano, Ganso, Neymar (Santos), Rogério Ceni, Lucas e Luís Fabiano (São Paulo).

A relação com Portugal

Do Brasileirão que está prestes a começar, são vários os jogadores que já passaram por Portugal e que hoje fazem carreira no Brasil.

No total, são 50 jogadores que já representaram clubes portugueses na carreira e que este sábado dão início a mais uma participação no campeonato brasileiro. Contudo, há um que ainda não jogou em Portugal, mas que em breve o fará ao serviço do Benfica: Bruno César (Corinthians).

O Vasco da Gama, com seis atletas, é o clube com mais jogadores que passaram por Portugal, ao passo que o Coritiba é a única das 20 equipas que não tem qualquer membro que tenha passado pelo nosso país.

No entanto, não são apenas os atletas que têm ligações com o território luso, há treinadores que possuem a mesma característica.

São os casos de René Simões, técnico do Bahia e que já orientou o Vitória de Guimarães, Luiz Felipe Scolari, ex-seleccionador nacional, Ricardo Gomes e Paulo Silas, treinadores de Vasco da Gama e Avaí, respectivamente, que enquanto jogadores representaram o Benfica e o Sporting. Tal como os últimos dois, Caio Júnior, treinador do Botafogo, representou o Vitória de Guimarães, Estrela da Amadora e Belenenses como jogador.

Lista de jogadores com ligação a Portugal:

América: Anderson (Benfica) e Fábio Júnior (Vitória de Guimarães)

Atlético Mineiro: Leandro (FC Porto) e Patric (Benfica)

Atlético Paranaense: Hugo Alcântara (Vitória de Setúbal, Académica e Belenenses) e Federico Nieto (Estrela da Amadora)

Bahia: Fahel (Marítimo, Paços de Ferreira e Beira-Mar), Lulinha (Estoril e Olhanense) e Souza (Marítimo)

Corinthians: Bruno César (Benfica) e Liedson (Sporting e Portugal)

Cruzeiro: Roger (Benfica) e Ernesto Farías (FC Porto)

Figueirense: Roger Carvalho (Olivais e Moscavide), Edson Henrique (Belenenses, Académica e Rio Ave), Rafael Coutinho (Estrela da Amadora) e Lenny (Sporting de Braga)

Flamengo: Felipe (Sporting de Braga), Léo Moura (Sporting de Braga), Rodrigo Alvim (Belenenses) e Deivid (Sporting)

Fluminense: Marquinho Cruz (Boavista), André Luís (Benfica) e Deco (Alverca, Salgueiros e FC Porto)

Grémio: Fábio Rochemback (Sporting), Vinicius Pacheco (Belenenses) e Diego Clementino (Nacional)

Internacional: Tinga (Sporting) e Mario Bolatti (FC Porto)

Santos: Léo (Benfica), Rodrigo Possebon (Sporting de Braga) e Keirrison (Benfica)

São Paulo: Jean (Penafiel), Luís Fabiano (FC Porto)

Vasco da Gama: Fernando (União de Leiria), Diego Souza (Benfica), Fellipe Bastos (Benfica e Belenenses), Éder Luís (Benfica), Alecsandro (Sporting) e Élton (Sporting de Braga)

Avaí: Emerson Nunes (Nacional), George Lucas (Sporting de Braga), William (Boavista), Arthuro (União de Leiria) e Evando (Vitória de Guimarães e Estrela da Amadora)

Atlético Goianiense: Adriano (Rio Ave)

Ceará: Clebão (Nacional), Fuska (Boavista), Geraldo (Vitória de Guimarães) e Osvaldo (Sporting de Braga)
 

Lista de treinadores:

Bahia: René Simões (Vitória de Guimarães)

Botafogo: Caio Júnior (Vitória de Guimarães, Estrela da Amadora e Belenenses, enquanto jogador)

Palmeiras: Luiz Felipe Scolari (Portugal)

Vasco da Gama: Ricardo Gomes (Benfica, enquanto jogador)

Avaí: Paulo Silas (Sporting, enquanto jogador)


Quadro completo (Rodada 1):

TV
R122/050-2 33' Dagoberto, 47' Lucas
R122/052-1 49' Rodriguinho, 86' Alessandro; 23' (g.p.) Souza
R122/051-0 64' Kléber
R122/051-2 59' (g.p.) Douglas; 66' (g.p.) Chicão, 73' Liedson
R122/050-1 73' Marcão
R122/051-0 48' (p.b.) Marquinhos Paraná
R121/051-1 28' (g.p.) Keirrison; 34' Zé Roberto
R121/054-0 22' Darío Bottinelli, 63' Ronaldinho, 69' Thiago Neves, 87' Diego Maurício
R121/051-3 65' Clebão; 77' 79' Bernardo, 88' Jéferson
R121/053-0 23' 74' Magno Alves, 5' Toró

Campeonato Brasileiro 2011: confira aqui tudo sobre a edição
Comentários (0)
motivo:
EAinda não foram registrados comentários…
Links Relacionados
Competição
NOTÍCIAS
Copa Sul-Americana
Agora, enfrenta o Brasília
O Joinville, com total foco no Campeonato Brasileiro, não fez muita resistência em Curitiba e voltou a ser derrotado pelo Atlético Paranaense. Um belo gol de Nikão colocou ...