Siga oGol no facebook
    bet365
    Tudo sobre o Paulista

    Campeonato Paulista: História, números e curiosidades

    E1

    Reza a lenda que Charles Miller é o "pai" do futebol no Brasil. Se o paulistano, de origem inglesa, foi mesmo o primeiro a entrar com uma bola de couro redonda no país, ninguém pode dizer ao certo. Mas é fato que ele foi figura importante para que fosse disputada a primeira competição no país organizada por uma liga oficial. 

    O Campeonato Paulista é o campeonato oficial mais antigo do futebol brasileiro. Disputado desde 1902, o torneio vai para a sua edição de número 124 em 2015.

    Charles Miller
    3 títulos oficiais

    Nos primeiros anos de futebol no país, Miller ajudou na definição das regras do torneio e também cedeu as primeiras bolas. C.A. Paulistano, São Paulo A.C., A.A. do Mackenzie College, S.G.Germânia e S.C. Internacional foram os clubes participantes do campeonato, que teve como troféu a Taça Casemiro da Costa, dada em homenagem ao primeiro presidente da Liga Paulista de Futebol (LPF). 

    O início: o esporte das elites

    No início, o futebol era esporte das elites no Brasil. Trazido por imigrantes, o jogo, novidade no país, era ainda desconhecido do grande público. 

    O primeiro cotejo foi disputado na tarde do dia 03 de maio de 1902, no Parque da Antarctica Paulista, atual Allianz Parque, estádio do Palmeiras. O confronto entre Mackenzie e Germânia terminou 2 a 1 para o Mackenzie. O primeiro gol foi marcado por Mario Eppingaus, logo no início do duelo. 

    O primeiro campeonato oficial disputado no Brasil teve como vencedor o São Paulo Athletic Club, que bateu no jogo de desempate o Paulistano. Charles Miller, que foi decisivo e marcou os dois gols contra o Paulistano, acabou como artilheiro. 

    Os primeiros campeões

    São Paulo Athletic, o primeiro campeão da história
    Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo? Nos primeiros anos de história, o futebol paulista não era dominado por nenhum desses gigantes.

    Nos três anos iniciais, o Campeonato Paulista foi conquistado pelo São Paulo Athletic, de Charles Miller, que hoje em dia se destaca no cenário nacional por sua equipe de Rúgbi. 

    O primeiro dos atuais gigantes a ser campeão foi o Corinthians, em 1914, quando existiam duas competições, por conta de um rompimento de algumas equipes com a LPF. Algumas clubes queriam a participação de times mais populares, enquanto outros teimavam que o esporte pertencia à elite. 

    O primeiro troféu do Palmeiras foi em 1920, ainda na época de Palestra Itália. Por coincidência ou não, o primeiro jogo da caminhada para o título foi contra o rival Corinthians, e terminou em 3 a 0 para o Palestra. 

    Já Santos e São Paulo só seriam campeões na década de 1930. O Tricolor levantou a taça em 1931 e o Alvinegro levou a melhor em 1935. No mesmo ano, a Portuguesa conquistou seu primeiro título, na liga rival (APEA). 

    O domínio do Paulistano

    No tempo em que o futebol paulista ainda não conhecia os atuais grandes, uma equipe dominou as conquistas. O Paulistano, quinto maior campeão, venceu a competição 11 vezes. 

    O time, que conquistou seu primeiro troféu em 1905, chegou a ser tetracampeão, entre 1916 e 1919, o único da história do torneio a conseguir o feito até hoje. O principal nome do elenco era Arthur Friedenreich, considerado o primeiro ídolo do futebol brasileiro. Rubens Salles era a categoria do meio de campo. 

    O último título do Club Athlético Paulistano foi em 1929, ano em que o clube deixou de ter um departamento de futebol e passou a se dedicar a outras atividades. 

    O domínio dos gigantes

    Depois que os pioneiros deixaram de existir, o futebol paulista passou a ser dominado pelos quatro gigantes. Da década de 1930 até os dias atuais, apenas cinco equipes conquistaram a competição fora Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos.

    As décadas de 1940, 50 e 60 não tiveram intrusos. Além dos quatro grandes e dos "pioneiros", Portuguesa, Inter de Limeira, Bragantino, Ituano e São Caetano já foram campeões. 

    O maior vencedor é o Corinthians, com 27 conquistas, a última em 2013. O Palmeiras venceu 22 vezes, o São Paulo 21 e o Santos foi campeão em 20 oportunidades. 

    Números

    Além de ser o clube que mais vezes foi campeão, o Corinthians é também a equipe com mais jogos (2.466) e o ataque mais positivo, marcando ao longo da história 5.027 mil gols. 

    O Santos é o segundo melhor ataque, com 4.952, seguido por Palmeiras, com 4.785, e São Paulo, que balançou as redes 4.374. A Portuguesa é a quinta equipe com mais gols (3.779).

    No total, o torneio já teve 61.439 mil gols, uma média de 2,99 por jogo. Nas 123 edições, que já tiveram a participação de 110 equipes diferentes, 20.522 pelejas foram disputadas. 

    Neste fim de semana, esses números serão aumentados. Os torcedores esperam que seja uma edição com muitos gols.

    Quer conferir todos os números, campeões ano a ano, estatísticas e mais? Clique aqui!

    Comentários

    Quer comentar? Basta registrar-se!
    motivo:
    Desnecessario
    2015-01-31 15h18m por Olmedo
    . Os campeonatos estaduais sao um atraso para o futebol brasileiro, só beneficiam as confederacoes. ninguem gosta de ver um time de serie A jogando contra um que muitas vezes nem na serie C esta.
    . poderiamos ter uma pré-temporada mais longa assim tornando as equipes mais competitivas, ou quem sabe um outro torneio de curto prazo com equipes de qualidade.

    Série B
    Bom início de Série B
    Em um duelo animado no OBA, com boas chances dos dois lados, o Vila Nova mostrou mais eficiência e superou o Guarani, por 2 a 0, para começar a Série B com vitória. 

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    Creed93 22-04-2024, 19:02
    JP_Tricolor 22-04-2024, 06:13
    JP_Tricolor 22-04-2024, 06:05