Siga o canal do youtube do ogol.com.br
      bet365
      Futebol na Terra da Rainha

      Arsenal e Manchester City decidem a lendária Community Shield

      E0

      Neste domingo (10), a bola volta a rolar na Terra da Rainha. Arsenal e Manchester City duelam pela final da Community Shield, a Supercopa da Inglaterra, torneio mais que centenário e cheio de história para contar. 

      As origens vêm ainda do fim século XIX, no começo da história do esporte. A Community Shield é uma evolução da F.A Charity Shield, que por sua vez se originou do modelo da Sheriff of London Shield

      As origens

      A competição era disputada entre um campeão profissional e um time amador. O Corinthian Casuals, que foi inspiração para o Corinthians de São Paulo, jogou algumas vezes como amador (o clube sempre foi amador, por princípios) e se dava sempre bem. 

      Goleadas históricas marcaram a trajetória do Corinthian, chamado na época de "Time do Jogo Limpo". Bury, Blackburn e até o Manchester United, campeões na época, foram goleados. A goleada sobre os Diabos Vermelhos foi impiedosa: 11 a 3, a maior sofrida pelo clube vermelho. 

      Voltando para as origens da Community Shield, a F.A Charity Shield começou em 1908, e teve no primeiro confronto o Manchester United, campeão da Liga, goleando o Queens Park Rangers, que na época venceu a Southern League, por 4 a 0. 

      Torneio chega a Wembley

      Em 1974, o secretário da F.A, Ted Croker, propôs que o torneio, que passaria a ser disputado entre o campeão da Liga e o vencedor da Copa da Inglaterra (como é hoje), fosse disputado em Wembley como uma espécie de "abre-alas" para a temporada. A ideia foi um sucesso. 

      F.A Charitty Shield, que tinha o dinheiro envolvendo o torneio doado para instituições de caridade (até hoje o torneio é revertido para a comunidade), foi em Wembley de 1974 até 2000. 

      O torneio mudou de nome, foi disputado em outros estádios, mas continuou com a mesma cara até hoje. Após a reforma, o "Novo Wembley" voltou a ser o palco da decisão. 

      Este ano, Arsenal e Manchester City farão a final, como já dito. Os Gunners chegaram até o torneio por um caminho mais curto: o título da Copa da Inglaterra, ou F.A Cup

      ©Arsenal/Reprodução

      Foram apenas seis jogos para o título. O caminho já começou com um clássico de Londres, diante do Tottenham. Em janeiro deste ano, as duas equipes jogaram com a maioria dos titulares e o time de Wenger venceu por 2 a 0, gols de Santi Cazorla e Tomás Rosicky.

      Depois de uma tranquila vitória sobre o Coventry City, adversário nas oitavas de final foi o Liverpool, e a partida foi das mais complicadas. Lukas Podolski e Alex Oxlade-Chamberlain abriram dois a zero, mas o gol de pênalti de Steven Gerrard deu um pouco de suspense ao jogo, que acabou com vitória dos Gunners

      Semifinal emocionante

      O duelo de quartas de final não apresentou muita emoção, e acabou em goleada de 4 a 1 sobre o Everton, mas a semifinal foi muito complicada. 

      O adversário não parecia dos mais fortes, era o Wigan, mas a partida só foi resolvida nos pênaltis. E quem teve que buscar o empate no fim foi o Arsenal! 

      A decisão também foi complicada, contra um adversário sem muita tradição. O duelo diante do Hull City começou da pior forma possível: com dois gols dos adversários. Mas o empate veio e, na prorrogação, com gol de Aaron Ramsey, o título foi para o Emirates Stadium. 

      ©Man. City/Divulgação
      Já o Manchester City teve de suar durante 38 rodadas para estar em Wembley na tarde de domingo para lutar pela Community Shield. E bota suar nisso. 

      Ao longo da campanha da Premier League, vários times eram apontados como grandes candidatos ao título: Arsenal, que liderou durante algumas rodadas no início, mas depois caiu, o Liverpool, que ficou na frente durante muito tempo e acabou vice-campeão, e Chelsea, que tinha muita força e quase complicou os rivais no fim. 

      Mas os Citizens tiveram uma força incrível na reta final da competição. Não foi como o título de 2012, que só foi conquistado no último minuto, mas foi emocionante mesmo assim. 

      Decisão

      O confronto contra o Liverpool, na rodada 34, parecia ter definido o campeonato na época. Para alguns. E estes estavam errados. Os Reds venceram, por 3 a 2, em um grande jogo, mas acabaram vacilando nas rodadas finais. 

      Já o time azul de Manchester não vacilou. Nas últimas cinco rodadas, foram só vitórias. A que definiu o troféu foi em casa, sobre o West Ham, por 2 a 0. Coube ao capitão Vicent Kompany marcar o gol que garantiu a conquista. Festa azul. 

      O duelo deste domingo

      O jogo marcará o reencontro de Bacary Sagna com o seu ex-time. Mas o francês se mostrou bem frio ao comentar sobre o duelo diante do time londrino.

      "O Arsenal é um dos outros times que nós temos que enfrentar e vencer. Meu time é o Manchester City e eu vou dar o meu máximo", declarou. 

      Se vencer, o City conquistará pela quinta vez a Supercopa. A última foi em 2012, quando bateu o Chelsea, por 3 a 2, com gols de Yaya Touré, Carlitos Tévez e Samir Nasri. 

      Já o Arsenal busca encostar no Liverpool, que tem 15 títulos. O troféu seria o 13° na história do clube de Londres. Mais uma motivação para a partida. 

      Um detalhe curioso sobre o jogo é que o mediador do cotejo, Michael Oliver, se utilizará do spray para marcar a localização da bola e da barreira. Criação brasileira, patenteada na Argentina, e que agora será usada e Londres. 

      Enquete
      RESULTADO DA VOTAÇÃO
      ARSENAL
      EMPATE
      MANCHESTER CITY

      Comentários

      Quer comentar? Basta registrar-se!
      motivo:
      EAinda não foram registrados comentários…
      jogos históricos
      U Domingo, 10 Agosto 2014 - 10:00
      Wembley Stadium
      Michael Oliver
      3-0
      Santi Cazorla 22'
      Aaron Ramsey 42'
      Olivier Giroud 61'

      Mercado
      Oficial
      Enquanto a janela segue aberto, os reforços continuam chegando no Moisés Lucarelli. Nesta sexta-feira (19), a Ponte Preta confirmou mais um nome e anunciou a contratação ...

      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

      JP_Tricolor 19-04-2024, 08:05
      JP_Tricolor 19-04-2024, 08:04
      JP_Tricolor 19-04-2024, 08:03
      JP_Tricolor 19-04-2024, 08:01
      ScPKoHx 18-04-2024, 18:50
      Jorjao123 18-04-2024, 10:23
      JP_Tricolor 18-04-2024, 07:49
      JP_Tricolor 18-04-2024, 07:47
      JP_Tricolor 18-04-2024, 07:46