Siga o instagram do oGol
bet365
22 gols na temporada

Artilheiro do Brasil, Olávio era zagueiro há quatro anos e avisa: 'Vou segurar até onde der'

Esqueça Gabigol, Gilberto ou Fred, esqueça até mesmo os atacantes, os jogadores da Série A, B ou C. O artilheiro do Brasil é Olávio, destaque do Atlético Cearense, com 22 gols em 22 jogos na temporada.

Olávio, de 27 anos, já foi zagueiro, primeiro volante, começou a temporada como terceiro homem de meio-campo e acabou por se tornar atacante, centroavante. Tantas mudanças de posição ao longo de 10 anos de carreira não foram por acaso, mas por uma vocação: o gol.

Natural de Missão Velha, pequena cidade do interior cearense, Olávio se define como "um cara tranquilo, que procura seu espaço e procura evoluir por onde passa". Em entrevista exclusiva a oGol, o atual artilheiro do Brasil conta sua história.

"Fiz minha base toda como zagueiro, com nosso treinador Raimundo Vágner. Mas minha estreia como profissional no Icasa foi como lateral direito, estreei já fazendo gol no Campeonato Cearense, contra a equipe do Crato. Lá em 2011 começou essa variação de posição, jogando também como lateral e volante, mesmo sendo zagueiro de origem", conta Olávio.

A mudança de posição para o meio de campo só veio, de forma efetiva, em 2017, ainda que até 2019 tenha sido utilizado esporadicamente também como zagueiro. Há quatro anos, disputando a terceira divisão do Cearense com a camisa do Barbalha, Olávio se tornou primeiro volante. No ano seguinte, mais alguns passos para frente no gramado para ocupar o posto de segundo volante.

"Como segundo volante, comecei a pisar bastante na área e a fazer meus gols. Acabei gostando de jogar naquela posição e fiquei ali", afirma.

Olávio chegou ao Atlético Cearense nesta temporada, depois de uma boa participação na segunda divisão do estadual de 2020. Na temporada passada, ainda como meia, o jogador foi o artilheiro do Icasa no título da segundona, com sete gols em 11 jogos. Já em 2021, Olávio iniciou a disputa do Campeonato Cearense como terceiro homem de meio-campo e foi se destacando jogo a jogo com seus gols.

A mudança de chave e até mesmo do status para o jogador veio em um despretensioso dia 9 de maio, em pleno Dia das Mães. O Atlético Cearente entrou em campo contra o Crato e Olávio marcou o primeiro gol da partida logo com 1 minuto de jogo, aos 9 minutos veio o segundo, aos 23 o terceiro... E terminou a partida com cinco bolas no fundo da rede.

"Foi um dia especial para mim. Eu brincava até com meu companheiro de concentração: vou fazer três gols. Cinco eu não imaginava, mas três eu já vinha pensando na noite anterior, porque eu queria aparecer no Fantástico, queria dar um presente para minha mãe. É um momento único e especial da minha vida", exaltou o artilheiro.

O resultado de tantos gols não poderia ser diferente. No Campeonato Cearense, Olávio foi o artilheiro com 14 tentos, com ampla vantagem para o vice-artilheiro Ciel - o veterano atacante acabou por abandonar a disputa mais cedo, aos se transferir para o Salgueiro, de Pernambuco, e posteriormente Sampaio Corrêa, do Maranhão.

O encerramento do estadual não significou uma seca de gols ou o fim da grande fase de Olávio, pelo contrário. O meia acabou por passar por mais uma mudança de posição na carreira: hoje é efetivamente um segundo atacante na equipe do Atlético Cearense, e foi, inclusive, a referência do ataque na última rodada. O resultado? Dois gols diante do Central no último domingo.

Neste momento, Olávio é o artilheiro da Série D com oito gols, ao lado de Gabriel Santos, da Caldense, além de ter também três assistências no torneio. O rendimento em alto nível e a repercussão como artilheiro da temporada do futebol brasileiro acaba por torná-lo figura conhecida e, consequentemente, vem sofrendo mais para marcar seus gols.

"Hoje fica um pouco mais difícil (fazer os gols). Antes eu vinha por trás dos zagueiros, onde eles não estavam esperando, e hoje não. Como jogo mesmo ali perto dos zagueiros fica mais difícil de fazer uma jogada, mas sempre procurando os espaços. Como conheço a posição bem, sei o que o zagueiro pensa, fica até mais fácil para mim se posicionar. Agora ficou mais complicado porque os caras começaram a chegar um pouco mais e bater um pouco mais", revelou.

Dos 22 jogos na temporada, Olávio passou em branco em apenas oito deles. Agora, como atacante, o próprio jogador assume que já sofre cobrança para colocar a bola na rede.

"Cobro até mesmo meus companheiros para que a bola possa estar chegando ali. Quando tem a oportunidade para marcar, não pode passar em branco", declarou.

Futuro e objetivos

Em alta, Olávio já começa a sentir de perto a repercussão da grande temporada. O jogador já teve o nome especulado no Ceará, ainda na época do estadual, e assumiu que propostas têm aparecido, mas garante foco total no Atlético Cearense. O clube, neste momento, está fora do G-4 classficatório para a próxima fase da Série D.

"A gente sempre busca coisas melhores, mas hoje meu foco total é o Atlético Cearense. A gente precisa entrar no G-4 da Série D e essa questão (propostas) sempre vai aparecer", afirmou.

A recuperação do Atlético na Série D é importante, inclusive, para que Olávio siga vivo na disputa pela artilharia do Brasil. Eventualmente, se o clube acabar eliminado da primeira fase da quarta divisão, o calendário se encerra daqui sete jogos. Em disputa gol a gol com atletas que têm calendário garantido até o final do ano, com a disputa da Série A e B, por exemplo, além da Copa do Brasil, é essencial para Olávio seguir jogando para poder marcar seus gols.

"A gente busca sempre melhorar para fazer os gols, mas sei que é difícil manter isso (artilheria do brasil). A gente joga apenas uma vez, no final de semana, e outros clubes têm mais sequência de jogos. Para a gente fica difícil de competir, mas vou segurar até onde der, enquanto puder, tentar distanciar um pouco para depois queimar a gordurinha", disse bem-humorado.

Hoje, Olávio é isolado o maior goleador da temporada 2021 do futebol brasileiro. Gilberto, do Bahia, tem 18 gols na temporada, ainda que tenha marcado outros dois gols no ano, estes válidos ainda pela temporada 2020. Ciel, do Sampaio Corrêa, tem os mesmos 18 gols. Gabriel Barbosa, do Flamengo, é outro que tem 18 gols, mas seis foram pela Copa Libertadores, portanto na contagem da artilharia do Brasil conta com apenas 12.

Brasil
Olávio
NomeOlávio dos Santos Lima Filho
Data de Nascimento/Idade1993-09-10(30 anos)
Nacionalidade
Brasil
Brasil
PosiçãoAtacante (Centroavante) / Meia (Meia Central)

Fotografias(4)

Comentários (0)
Quer comentar? Basta registrar-se!
motivo:
EAinda não foram registrados comentários…
Links Relacionados

Feminino
Em busca do penta
Atual tetracampeão, o Corinthians fez o que se esperava dele na estreia do Brasileirão Feminino: venceu! Em visita ao Grêmio, em Eldorado do Sul, o Timão tirou proveito de ...

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

renatodeac 18-03-2024, 22:19
RO
Rodrigoborr 18-03-2024, 21:01
grandejogadoor 18-03-2024, 19:54
JOTAT10 18-03-2024, 19:08
JOTAT10 18-03-2024, 18:59
raonymarins 18-03-2024, 18:45
JOTAT10 18-03-2024, 18:40
JOTAT10 18-03-2024, 18:32
JOTAT10 18-03-2024, 18:24
JOTAT10 18-03-2024, 18:17
JOTAT10 18-03-2024, 18:10
JOTAT10 18-03-2024, 18:05
JOTAT10 18-03-2024, 18:00
LukyMax_Santiago 18-03-2024, 14:26
renato92 18-03-2024, 14:09
ScPKoHx 18-03-2024, 10:40