Siga oGol no Twitter
        1xBet
        Análise ogol
        Os contestados

        O Fla-Flu dos contestados não muda dúvidas para sequência da temporada

        2021/05/23 10:20
        Carlos Ramos
        E0

        Sem que os maiores rivais da cidade conseguissem fazer muita frente (Botafogo e Vasco nem sequer foram às semifinais), Flamengo e Fluminense decidiram o Campeonato Carioca no Maracanã, e o título foi para a Gávea. Mas mais uma conquista para Rogério Ceni não tiram muito o peso das cobranças do técnico flamenguista. Do outro lado, sim, Roger Machado vê a pressão ficar maior. 

        Desde o início da temporada, e mesmo no fim da última, no caso de Ceni, os trabalhos dos comandantes são contestados e, de fato, contestáveis. A dupla Fla-Flu ainda tem muito o que evoluir para a sequência da temporada. 

        A defesa rubro-negra 

        Do lado de Rogério Ceni, os pontos positivos são mais claros. O ataque flamenguista é um dos mais positivos do país, e o jogo flui com certa naturalidade. Pela qualidade do elenco mas, também, pelo trabalho do técnico. 

        O Rubro-Negro apresenta uma saída de qualidade da defesa, com Willian Arão, Filipe Luís e Rodrigo Caio, meias de qualidade para buscar o jogo, como Diego e Gerson, profundidade na direita com Isla e na esquerda com Bruno Henrique, e um corredor central bem ocupado por Éverton Ribeiro e De Arrascaeta, apesar de o primeiro não viver bom momento há tempos. 

        Melhor ataque do Carioca e da fase de grupos da Libertadores, o Fla tem uma média de 2,18 gols na temporada. O time cria o suficiente e marca o suficiente para conseguir classificação na fase de grupos da competição continental e o título no Rio. Mas falta equilíbrio entre setores. 

        A defesa flamenguista é o grande problema do time na temporada. Como já vimos em oGol, o Fla tem uma das piores defesas entre os clubes que disputarão a Série A. 

        A improvisação de Willian Arão é o que mais irrita os torcedores. O volante contribuiu com uma excelente saída de bola de trás, mas peca em alguns momentos na abordagem aos lances defensivos. De forma até natural: não é um zagueiro nato. 

        Arão, porém, não é o único, e talvez não seja nem o maior problema defensivo rubro-negro. O Fla sofre na bola pelo alto, tem dificuldade em marcar os lances de bola parada e por vezes se mostra descompacto. Com Gerson e Diego como "volantes", falta combatividade ao meio. E muitas vezes cobertura a Isla, lateral ofensivo pelo lado direito. Enquanto não melhorar o desempenho defensivo da equipe, Ceni terá de lidar com as críticas. 

        Apatia tricolor 

        Se no caso do Flamengo o grande problema é a defesa, no Fluminense o problema é mais na frente. O Tricolor tem quase a mesma média de gols sofridos que o rival na temporada (1,1 contra 1,12), mas o que mais incomoda o torcedor é a apatia do meio para frente. 

        Ao contrário de Rogério Ceni, que adota uma formação sem volantes de origem e com um volante como zagueiro para ter qualidade na saída de jogo, Roger propõe um jogo mais reativo. Não só no clássico, mas em muitos momentos da temporada, o Flu chegou a ter uma posse de bola abaixo dos 30%. 

        A ideia é buscar transições ofensivas rápidas, mas o que se vê em campo é lentidão e apatia. A saída vertical da dupla de zaga formada por Luccas Claro e Nino não é a mais eficiente, os laterais dão poucas opções e a dupla de volantes, formada por Yago e Martinelli, é pouco participativa e não consegue dar nenhuma velocidade ao jogo. 

        Kayky e Luiz Henrique, os pontas na maior parte dos jogos, são pouco ou nada acionados em velocidade. Quando tentam arrancadas, é na base do individualismo, sem um jogo apoiado eficiente. O mesmo acontece quando entra Gabriel Teixeira, ou Caio Paulista. 

        Nesta temporada, sem dinâmicas ofensivas eficientes, o Fluminense vive às custas de um gol salvador de Fred, ou de uma bola parada eficiente. Quem sabe até de um brilho individual de Kayky. Ou dos lampejos de Cazares quando sai do banco. A apatia do time mostra um trabalho que não evoluiu, até o momento, da forma como o esperado. 

        Os dois únicos cariocas na Libertadores e no Brasileirão, Flamengo e Fluminense têm mais dúvidas que certezas no momento. Os jogos decisivos do Carioca só serviram para ressaltar as dificuldades de cada um. Os contestados ainda buscam ser exaltados. 

        Enquete
        RESULTADO DA VOTAÇÃO
        FLAMENGO
        EMPATE
        FLUMINENSE
        Comentários (0)
        Tenha em atenção as Regras de Conduta antes de escrever o seu comentário. Se não as conhece poderá ser uma boa oportunidade para o fazer aqui.
        motivo:
        EAinda não foram registrados comentários…
        jogos históricos
        U Sábado, 22 Maio 2021 - 21:05
        Estádio Jornalista Mário Filho (Maracanã)
        Bruno Arleu
        3-1
        Gabriel Barbosa 45' (pen.) 45'
        João Gomes 86'
        Fred 52' (pen.)
        Links Relacionados
        VÍDEOS
        SIMULADOR OGOL
        Feminino
        Três vezes Timão
        O Corinthians é tricampeão do Brasileirão Feminino. Na noite deste domingo, o Timão recebeu o Palmeiras na Neo Química Arena, em Itaquera, e, com autoridade, ...
        ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
        williamalarcon 26-09-2021, 19:25
        williamalarcon 26-09-2021, 19:21
        raonymarins 26-09-2021, 19:20
        williamalarcon 26-09-2021, 19:14
        raonymarins 26-09-2021, 19:01
        ScPKoHx 26-09-2021, 08:11
        CRUZPH 25-09-2021, 23:33
        Fieldanfer 25-09-2021, 22:06