Siga oGol no Twitter
bet365
Futebol Internacional
Esqueçam a meritocracia

Superliga esquece fracassos esportivos e tenta impor elite na Europa

2021/04/19 10:56
E7

A confirmação da Superliga da Europa, em um torneio organizado por "12 dos clubes líderes da Europa", causou polêmica e consternação no mundo do futebol. A competição, quase uma quebra com a Liga dos Campeões, ainda deve ter de enfrentar batalhas legais antes de seu início. Há motivos para questionamentos e, entre eles, está o fato da nova liga tentar impôr uma elite na Europa, sem méritos esportivos.

Uma análise rápida ao desempenho atual e recente dos 12 participantes "fundadores" - Milan, Arsenal, Atlético de Madrid, Chelsea, Barcelona, Internazionale, Juventus, Liverpool, Manchester City, United, Real Madrid e Tottenham - nos mostra a arbitrariedade de suas posições cativas em um torneio que propõe os "melhores clubes" da Europa, mas que na verdade pouco recompensa o sucesso em campo. Entre os fundadores há clubes sem tradição na Europa, sem títulos recentes, potências decadentes e equipes que sequer devem figurar na Liga Europa, no segundo nível do continente.

Começamos então nossa análise pela comparação entre as vagas na Superliga e as posições dos clubes nos torneios nacionais. Se por um lado os representantes da Espanha e Itália hoje estariam confirmados na Liga dos Campeões devido a classificação atual nas ligas locais, por outro quatro dos representantes ingleses (um terço dos fundadores) não disputariam a Champions: Chelsea (5º), Liverpool (6º), Tottenham (7º) e Arsenal (9º). Leicester (3º) e West Ham (4º), ao contrário do quarteto, não tem direito a uma vaga cativa, embora tenham demonstrado em campo melhores resultados.

Os requisitos para os clubes se intitularem como "melhores da Europa" também são para lá de questionáveis se considerarmos o histórico na Liga dos Campeões, e até nos torneios nacionais que disputam. Novamente um terço dos fundadores da Superliga nunca venceram a Liga dos Campeões: Arsenal, Atlético de Madrid, Manchester City e Tottenham. Na realidade, o Spurs tem apenas seis participações no torneio, e o City só se tornou presença frequente na Champions a partir de 2012.

Outros clubes podem reunir tradição e até títulos na principal competição da Europa, mas vivem secas longas e tem se portado como coadjuvantes na última década ou até mesmo no século. Caso, por exemplo, da Juventus, que não vence desde 1996. A Inter venceu pela última vez em 2010, o Manchester United não é campeão desde 2008 e o Milan desde 2007.

Há ainda grandes potências que ficaram de fora da Superliga, por opção ou não. O Bayern de Munique, atual campeão da Liga dos Campeões, se negou a jogar, assim como o Borussia Dortmund. Vice-campeão no ano passado, o Paris Saint-Germain também recusou fazer parte da nova liga, que simplesmente não terá integrantes da Alemanha e da França. Dono de quatro títulos da Champions, o holandês Ajax está fora, assim como os portugueses Porto e Benfica, campeões por duas vezes cada.

Com tudo isso, fica a pergunta: quem decide quais são os "melhores clubes" da Europa, e por quais motivos? A Superliga não traz respostas em seu comunicado, mas dá vagas cativas aos seus integrantes.

Comentários (7)
Quer comentar? Basta registrar-se!
motivo:
Palhaçada
2021-04-20 17h02m por Creed93
Vamos supor que essa porcaria vá pra frente, o que seria uma palhaçada e tanto, aí eu fico me perguntando, porque raios o Tottenham está aí????? Esse time ganhou UM título no século 21, que foi uma Copa da Liga Inglesa, a competição mais "mixuruca" das principais da Inglaterra. . . Vou citar só alguns times melhores que o Tottenham para estarem aí: AS Roma, Lazio, Napoli e Sevilla, todos esses times fizeram muito mais que os "Spurs" nesse século.
Espero que essa competição não v...ler comentário completo »
Não é simples, pelo contrário. . .
2021-04-20 12h53m por ScPKoHx
Como falei, haveria um enorme enfraquecimento das demais ligas, justamente porque as mesmas não iriam atrair visibilidade, patrocínios e, consequentemente, jogadores de nível suficiente para se tornarem competitivos na Superliga.

Os clubes que entrarem no acordo seriam beneficiados, os demais prejudicados.
continua sendo simples
2021-04-19 20h12m por Jotinha20
Ja fiz um comentário em outra matéria explicando uma forma melhor do campeonato e dando uma dica de como dar vagas na competição.
"Esqueçam a meritocracia"
2021-04-19 19h48m por ScPKoHx
Perfeito o que foi dito pelo Ogol. É realmente o fim da meritocracia o que está proposto nessa ideia da Superliga. Não haveria o caso de uma equipe europeia menos influente ter uma interessante crescente em competições continentais por méritos próprios, como está sendo o caso do Atalanta.

Essa liga iria enfraquecer as demais e centrar o poder em uma só que reúne os maiores clubes do futebol europeu. Se os clubes mais fortes estão na Superliga, é para lá que a maior parte das...ler comentário completo »
simples
2021-04-19 19h01m por Jotinha20
se este e o problema altera a forma de ingressar na competição.
Ridículo
2021-04-19 15h47m por LukyMax_Santiago
Eu como torcedor do Arsenal não apoio e sou complemente contra a essa palhaçada que estão promovendo, que vergonha!
PSG não é bonzinho nessa história
2021-04-19 11h15m por Paulo_Ruiz28
Não pensem que o PSG é o bom moço dessa história, na verdade, acredito que a diretoria do clube não que entrar em conflito de interesses com os donos do clube.

Oficial
Lionel Messi ganhou a companhia de mais um compatriota no Boca Juniors. O defensor Marcelo Weigandt, do Boca Juniors, se junta ao clube, por empréstimo. O acordo entre as partes é ...

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

JP_Tricolor 27-03-2024, 07:09