O mercado da quinta-feira foi para lá de movimentado no Grêmio. O Tricolor Gaúcho acertou os últimos detalhes e anunciou a contratação do volante Thiago Santos, que estava no FC Dallas e assina até dezembro de 2023. Em contrapartida, a diretoria gremista também confirmou uma dispensa no elenco. Trata-se do goleiro Vanderlei, que teve seu contrato rescindido e não atua mais pelo clube.
Thiago Santos, de 31 anos, foi um pedido de Renato Portaluppi. Revelado no futebol paranaense, o volante ganhou notoriedade no Palmeiras, onde atuou de 2015 até 2019, conquistando dois Campeonatos Brasileiros. Na última temporada, o jogador se transferiu para o FC Dallas, da MLS, e agora chega a Porto Alegre para reforçar a primeira faixa do meio-campo gremista.
Em sentido contrário, o goleiro Vanderlei, que chegou ao Tricolor em 2020, teve seu ciclo encerrado com o clube. Ele não atuava desde a primeira partida contra o Ayacucho, do Peru, pela segunda fase eliminatória da Libertadores, e estava fora dos planos do técnico Renato. O arqueiro deixa o Grêmio com 59 jogos disputados.
Além do goleiro Vanderlei, mais três jogadores devem deixar o clube nos próximos dias. Victor Ferraz, David Braz e Everton não fazem parte do planejamento de Renato Gaúcho, que sequer incluiu os jogadores em sua lista para o restante do Campeonato Gaúcho.
Do trio, o zagueiro Braz é o único que pode ter um próximo destino já definido. Isso porque, também nesta quinta, o defensor recebeu uma proposta do Fluminense e aguarda desfecho.
![]() | ![]() |
![]() |