Siga oGol no facebook
    bet365
    Futebol Internacional
    Temporada fora da curva

    Giakoumakis, o grego de brilho tardio que aparece de intruso entre os artilheiros da Europa

    E0

    Ao olharmos para o top 10 da disputa do prêmio Chuteira de Ouro, que leva em conta os artilheiros nas ligas do futebol europeu, observamos nomes que todo ano aparecem entre os primeiros: Robert Lewandowski, Cristiano Ronaldo, Lionel Messi, Luís Suárez... Há também craques conhecidos como Mohamed Salah e Romelu Lukaku, o extraordinário prodígio Haland e o ótimo André Silva, que já disputou Copa do Mundo por Portugal e defendeu camisas importantes como a do Milan. Até o nigeriano Paul Onuachu já teve temporadas goleadoras anteriormente. Mas a presença do grego Giorgos Giakoumakis é mais que surpreendente. 

    Natural de Iráclio, ilha grega da região de Creta, Giorgos vem de uma família cigana e começou a jogar futebol no Platanias Chania, equipe de Creta. Estreou na Liga Grega em setembro de 2012, entrando nos minutos finais da vitória de sua equipe sobre o Xanthi, por 3 a 2

    O atacante não teve um começo meteórico. Muito pelo contrário. Foi reserva nas primeiras três temporadas, e jogou pouco na quarta. Atuou fora da elite emprestado no Episkopi, onde conseguiu os primeiros gols como profissional. De volta ao Platanias, marcou o primeiro gol no Campeonato Grego em 26 de abril de 2015, dois anos e sete meses após a estreia, na vitória sobre o Panetolikos, por 2 a 0. 

    Na temporada 2016/17, conseguiu mudar de patamar, ainda não definitivamente. Marcou 11 gols em 26 jogos no Campeonato Grego, média de 0,42 gol/jogo, e ajudou o Platanias a conquistar um honroso sétimo lugar. Na temporada seguinte, foi contratado pelo AEK, um dos grandes times do país. Marcou, porém, apenas três gols em 48 jogos. Apesar de ter sido campeão grego, saiu do clube sem deixar saudades. 

    A passagem seguinte foi um passo atrás na carreira, no Górnik Zabrze, da Polônia. Suportou o frio polonês por pouco tempo e, após  três gols em 12 jogos, se mudou para o futebol holandês, para o modesto VVV-Venlo. 

    Somando as passagens por todos os clubes anteriores, e contando apenas os números nas ligas principais de Grécia e Polônia, Giorgos fez apenas 20 gols em 111 jogos. Só nesta temporada, já superou essa marca. 

    A temporada na Holanda é um ponto fora da curva na carreira do atacante, que conseguiu um destaque inimaginável. São 22 gols em 22 jogos no Campeonato Holandês, e a média fica ainda maior se contarmos a Copa da Holanda: 25 tentos em 24 partidas, média de 1,04 gol/jogo. 

    O atacante grego, artilheiro isolado do Holandês com oito gols de frente para Malen, vice-artilheiro, abriu a temporada com um hat-trick diante do Emmen, chegou a engrenar uma sequência de seis jogos seguidos marcando e guardou com carinho as bolas das vitórias sobre o ADO Den Haag e sobre o Vitesse: marcou quatro gols em cada partida. 

    Os gols de Giorgos não são suficientes para o VVV-Venlo, que é o primeiro time fora da zona de rebaixamento da Eredivise, com 22 pontos em 22 partidas, e chegou a levar uma humilhante goleada do Ajax (um incrível e histórico 13 a 0). 

    Individualmente, porém, a temporada do grego é fora de série. No top 10 da Chuteira de Ouro, Giakoumakis vê seu nome ao lado dos maiores craques do futebol mundial, com mais gols e maior pontuação até que Lionel Messi e Luís Suárez. 

    Grécia
    Giorgos Giakoumakis
    NomeGiorgos Giakoumakis
    Data de Nascimento/Idade1994-12-09(29 anos)
    Nacionalidade
    Grécia
    Grécia
    PosiçãoAtacante (Centroavante)

    Fotografias(3)

    Comentários

    Quer comentar? Basta registrar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registrados comentários…
    Links Relacionados

    Futebol italiano
    Para seguir no topo
    A Internazionale sobrou no Italiano, e já deu início ao planejamento para defender o título em 2024/25 e almejar mais no futuro. Piero Ausilio, diretor de futebol do clube, ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    Creed93 22-04-2024, 19:02
    JP_Tricolor 22-04-2024, 06:13
    JP_Tricolor 22-04-2024, 06:05