Com o 4 a 0 desta segunda-feira, a maior goleada no Derby desde 2004, o Palmeiras se solidifica neste século em placares elásticos no confronto diante do Corinthians. Goleadas, por três ou mais gols de diferença, só do lado alviverde.
A história começa já no Brasileirão de pontos corridos, em duelo realizado há 16 anos. Pelo primeiro turno, o Palmeiras goleou o Timão, em duelo realizado no Morumbi. Rincón, com um gol contra o próprio patrimônio, abriu a conta para os palmeirenses, que venceram pelo placar de 4 a 0.
Pelo Paulistão, o triunfo com folga do Palmeiras veio em 2007. Com destaque para dois gols de Edmundo, o Animal, mais uma vez o Cicero Pompeu de Toledo foi o palco de uma vitória expressiva do alviverde: 3 a 0.
Voltamos ao Brasileirão, dois anos depois. Desta vez no estádio Eduardo José Farah, em Presidente Prudente, foi a vez de outro atacante brilhar. Obina, aquele "melhor que Eto'o" nas canções dos torcedores, foi o autor dos três tentos no triunfo novamente por 3 a 0.
Goleadas à parte, o Corinthians é quem leva a melhor no retrospecto neste século. Em 58 partidas realizadas, são 23 vitórias do alvinegro, 19 empates, e 16 triunfos do Palmeiras.
O Derby entre Corinthians e Palmeiras é, geralmente, marcado pelo equilíbrio. Tanto é que desde os anos de 1980 não vemos uma goleada com uma das equipes marcando cinco ou mais tentos.
No entanto, os dois clubes conseguiram essa marca naquela década. O Alvinegro de Parque São Jorge abriu os trabalhos com um 5 a 1, no Paulistão de 82, com direito a hat-trick de Casagrande.
A resposta do alviverde aconteceu quatro anos mais tarde, novamente pelo Paulista. Edmar marcou dois gols no triunfo também por 5 a 1.