O Grêmio inicia nesta quinta-feira (26) a disputa por uma vaga nas quartas de final da Copa Libertadores contra o Guaraní, do Paraguai. Para aqueles que acreditam que o retrospecto histórico entra em jogo, aqui está uma boa notícia: o Tricolor costuma levar a melhor sobre os paraguaios, e apenas uma vez na história acabou eliminado.
Ao todo, o Grêmio enfrentou equipes paraguaias em 24 oportunidades na história, considerando apenas os jogos oficiais, e todos foram válidos pela Libertadores. O retrospecto geral aponta para 14 triunfos gremistas (58% do total), quatro empates e apenas seis derrotas.
Fora de casa, como é o caso da partida de hoje contra o Guaraní, o histórico é equilibrado, apesar de uma longa invencibilidade dos gaúchos estar em jogo. Foram 12 jogos no Paraguai, com cinco vitórias para cada lado. No início, enfrentar os vizinhos no terreno deles não era tarefa tão fácil, tanto que foi entre 1990 e 2002 que aconteceram as vitórias paraguaias. Porém, desde 2003, quando bateu o Olimpia em Assunção, o Tricolor não sabe o que é perder no Paraguai.
A única eliminação do Grêmio para uma equipe paraguaia aconteceu em 2002, para o Olimpia, depois de dois jogos equilibrados pela semifinal da Libertadores de 2002 - naquele ano o Olimpia viria a ser o campeão sobre o São Caetano. Fora essa eliminação, nos outros quatro confrontos de mata-mata o Grêmio levou a melhor, incluindo uma classificação nas oitavas de final contra o próprio Guaraní, em 1997.