Siga o canal do youtube do ogol.com.br
bet365
Futebol Internacional
Atacante colocou Macedônia na Euro e no mapa do futebol

Goran Pandev, a 'bandeira' da Macedônia

2020/11/14 14:00
E0

O relógio marcava o minuto 55 quando Elmas conseguiu uma grande jogada pela canhota. Nestorovski apareceu no meio e deixou com Goran Pandev, porque só ele poderia fazer o gol que colocou, pela primeira vez na história, a Macedônia do Norte em uma Eurocopa. 

O feito desta semana contra a Geórgia foi celebrado por Pandev, de 37 anos, como um título de Copa do Mundo. Perto do fim da carreira, o atacante conseguiu, enfim, colocar a Macedônia do Norte em uma grande competição. Já campeão de quase tudo no futebol de clubes, Pandev escreveu o capítulo mais bonito de sua carreira pelo país que ajudou a moldar. 

O início na recém-criada Macedônia do Norte 

A República da Macedônia do Norte surgiu como um dos estados que sucederam a Iugoslávia. O país declarou independência em 1991, mas demorou décadas para conquistar sua identidade própria. 

A começar pelo nome: a Macedônia do Norte batalhou por anos com a Grécia por como seria chamada, já que os gregos argumentaram que Macedônia referia-se a uma região do território grego (fato que poderia levar a uma disputa territorial entre os países). Chegou a ser conhecida como Antiga República da Iugoslava da Macedônia, até, em 2018, assinar um acordo com os gregos para ser chamada de República da Macedônia do Norte.  

Enquanto o país ainda iniciava seu processo de criação de uma identidade nacional, Goran Pandev iniciava sua carreira como jogador profissional. Só que sua atuação em solo macedônio durou apenas uma temporada: frequentemente chamado para as seleções de base da seleção macedônia, Pandev jogou apenas uma temporada no FK Belasica, na virada do século, antes de se transferir para o futebol italiano. 

Pandev foi aposta da Internazionale quando tinha apenas 18 anos. Para o jovem ganhar experiência, a Inter o emprestou primeiro para o Spezia, na terceira divisão, e depois para o Ancona, que subiu para a elite em 2003. 

A temporada de Pandev no Ancona foi um verdadeiro desastre. A diretoria se mostrou completamente perdida nas janelas de transferências, contratando e dispensando jogadores sem critério. Dois brasileiros chegaram a atuar com Pandev: Fábio Bilica e Mário Jardel. Jardel, inclusive, chegou tão perdido que, na apresentação, acabou saudando a torcida do Perugia ao invés dos fãs de seu time. 

O Ancona acabou com uma das piores campanhas da história do futebol italiano, com apenas 13 pontos em 34 rodadas e um saldo negativo de 49 gols. Pandev deixou o clube com um gol em suas primeiras 20 partidas na Serie A. A temporada poderia representar o fim do macedônio no futebol italiano, mas, por outro lado, significou apenas o começo. Pandev virou aposta da Lazio nas cinco temporadas seguintes, foi campeão da Coppa Italia e marcou 64 gols em 192 jogos. 

A trajetória de Pandev na Lazio fez tanto sucesso que o jogador se tornou o nome mais popular na Macedônia. Figura presente nos jornais e programas televisivos, Pandev ajudou a popularizar o futebol no país. Tanto que recebeu, em 2009, uma medalha por serviços prestados para a nação das mãos do presidente Branko Crvenkovski. O atacante ajudou, também, a levar o nome da Macedônia do Norte ao mundo. 

No topo do mundo 

Se os feitos com a Lazio já fizeram de Pandev um popstar na Macedônia, o atacante, que já era a grande figura da seleção macedônia, conseguiu alcançar outro nível sob o comando de José Mourinho. 

Depois de ter deixado a Lazio em litígio, Pandev pôde, enfim, estrear com a camisa Nerazzurri. Logo no quarto jogo, marcou o gol da vitória sobre o Milan, no dérbi de Milão

Pandev era tudo o que José Mourinho pedia: um jogador disciplinado, capaz de correr incansavelmente o campo todo e cobrir todos os espaços solicitados pelo técnico. 

O macedônio conseguiu fazer a trinca de ataque com Samuel Eto´o e Diego Milito que deu a Inter o título da Liga dos Campeões em 2010, em vitória sobre o Bayern de Munique. Com a Inter, Pandev conquistou ainda o Mundial de Clubes, o Campeonato Italiano, a Supercopa da Itália e a Coppa Italia. 

Apesar de uma breve passagem no Galatasaray, com a conquista do título turco, Pandev fez mesmo carreira na Itália e foi ainda campeão da Coppa Italia com a camisa do Napoli. Nas últimas temporadas, o atacante defende o Genoa. Já são 451 jogos em 17 participações no Campeonato Italiano. 

Ídolo de uma nação

Se Pandev se notabilizou por uma carreira quase inteira no futebol italiano, o atacante conseguiu fazer história também no futebol macedônio. E não só por levar o nome do país aos quatro cantos do mundo por seu sucesso na Itália. 

O atacante é o jogador com mais jogos (114) e mais gols (36) pela seleção da Macedônia do Norte. O 36° tento, ainda, levou o país para uma Eurocopa pela primeira vez na história... 

Dentro e fora de campo, Pandev colocou a Macedônia do Norte no mapa do futebol mundial. Em 2021, o atacante será presença certa na Eurocopa com a camisa 10 e a faixa de capitão dos macedônios. Afinal, Pandev é a "bandeira" da Macedônia. 

Macedônia do Norte
Goran Pandev
NomeGoran Pandev
Data de Nascimento/Idade1983-07-27(40 anos)
Nacionalidade
Macedônia do Norte
Macedônia do Norte
Dupla Nacionalidade
Itália
Itália
PosiçãoAtacante (2º Atacante) / Atacante (Ponta Direita)

Fotografias(17)

Comentários

Quer comentar? Basta registrar-se!
motivo:
EAinda não foram registrados comentários…
Links Relacionados

Libertadores
Análise ogol
Até quando?
Atual campeão da Libertadores, o Fluminense, sob a batuta do audacioso Fernando Diniz, encantou o continente sul-americano com atuações imponentes, futebol vistoso e um ...

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

JP_Tricolor 26-04-2024, 06:13
JP_Tricolor 26-04-2024, 06:12
JP_Tricolor 26-04-2024, 06:11
JP_Tricolor 26-04-2024, 06:09
ViniciusLopes 26-04-2024, 00:03
grandejogadoor 25-04-2024, 22:21
ScPKoHx 25-04-2024, 20:17
renato92 25-04-2024, 16:09
grandejogadoor 25-04-2024, 14:58
Piranho 25-04-2024, 13:17