Siga oGol no facebook
    bet365
    Quem é Sá Pinto?

    Coração de Leão, explosivo Sá Pinto já agrediu Liedson e até técnico da seleção portuguesa

    2020/10/13 11:02
    E0

    A manhã em São Januário foi movimentada pela informação de que Ricardo Sá Pinto está próximo de ser anunciado como novo comandante do Vasco da Gama. No Brasil, o nome diz pouco. Em Portugal, Sá Pinto construiu uma reputação como jogador, e ainda tenta repetir o sucesso na função de técnico. A equipe oGol tratou de ir atrás de quem conhece bem o "Coração de Leão" para traçar um perfil do provável sucessor de Ramon Menezes.

    Quem acompanhava futebol internacional na década de 90 ao início do século deve se recordar da figura de Sá Pinto no ataque da seleção portuguesa. Embora no Brasil a imagem possa ser difusa, o ex-atleta construiu uma carreira respeitável em seu país e é ídolo no Sporting. Ficou conhecido pelo seu estilo explosivo e brigador e ganhou o apelido de "Coração de Leão". A personalidade forte segue sendo a sua marca registrada como treinador, para o bem e para o mal, como analisa o jornalista português Luís Rocha Rodrigues, editor do site parceiro zerozero.pt.

    "Ricardo Sá Pinto, podemos dizer sem reservas, ainda é alguém à procura de se notabilizar como treinador, aquilo que conseguiu como jogador. Foi um verdadeiro ídolo no Sporting, onde era chamado Coração de Leão, pelo seu jeito de dentes cerrados, muito agressivo, cheio de garra e apaixonado pelo clube", explicou Luís Rocha Rodrigues.

    "Como treinador, ele ainda é um pouco assim. Tem clara tentativa de ser mais ponderado, mais moderado, mas no fundo ele continua a ter o seu lado emocional muito presente, o que faz com que ele consiga ter grandes momentos, mas também alguns mais complicados", completou.

    E quando se destaca o lado temperamental de Sá Pinto, pode acreditar, há motivos de sobra para isso...

    Agressões a técnico da seleção portuguesa e Liedson no histórico

    A agressividade de Sá Pinto extrapolou o campo ainda nos tempos de jogador. O atacante foi responsável por uma das cenas mais lamentáveis da história do futebol luso. Fora dos convocados para as eliminatórias da Copa do Mundo em 1998, o jogador decidiu demonstrar toda sua insatisfação com o punho na cara de Artur Jorge, então técnico da seleção. A briga tomou tal vulto que terminou do lado de fora com agressões a Rui Águas, conhecido por aqui por ter passado pelo Santos como auxiliar de Jesualdo Ferreira.

    "Falar de Ricardo Sá Pinto é falar de emoções à flor da pele, de uma pessoa extremamente temperamental. Prova disso são os episódios que aconteceram durante a sua carreira no futebol, como jogador e treinador. Como jogador, desde logo, as célebres agressões a Rui Águas e Artur Jorge, auxiliar e técnico de Portugal na altura. Isto devido ao fato de não ter sido convocado para o jogo das eliminatórias para o Mundial 1998. Dirigiu-se ao Estádio do Jamor... E aconteceu o que todos sabem, com fotografias a comprovar esse momento que lhe custou 13 meses de ausência dos gramados", explicou o jornalista português Ricardo Lestre, do ZZ.

    Sá Pinto perdeu tempo precioso do auge de sua carreira. E nem a lição pela suspensão, nem a maturidade que vem com o tempo amenizaram seu lado explosivo. Em 2010, já aposentado e com o cardo de diretor de futebol do Sporting, Sá Pinto perdeu novamente a cabeça e fez de Liédson sua nova vítima.

    "Outro acontecimento marcante envolveu o Liédson, em  2010. Na altura diretor desportivo do Sporting, Sá Pinto não gostou de uma atitude do atacante e confrontou-o no vestiário. Os jornais na altura dão conta dos confrontos e de vários socos, ainda que o próprio jogador tenha vindo a desmentir isso", completou Lestre.

    No caso do Vasco, a diretoria deve estar preparada para lidar com o forte temperamento de Ricardo Sá Pinto. A versão como técnico pode ser um pouco menos explosiva do que a de outras épocas, mas não haverá tolerância para interferências, embora a entrega possa compensar.

    "Sobretudo com dirigentes/presidentes, nem sempre o relacionamento é totalmente pacífico. Eu acho que, se as pessoas lhe derem o seu espaço, ele é de uma dedicação gigante. Mas, se tentam se intrometer no trabalho dele, ou questionar o fato dele fazer as coisas de determinada maneira, ele rapidamente vai ficar desconfiado", comentou Luís Rocha Rodrigues.

    Em campo, o que esperar do time com Sá Pinto?

    A resposta a pergunta acima é difícil de definir mesmo para quem acompanha de perto o futebol português. Com 48 anos, Sá Pinto é um técnico ainda em formação, e com uma carreira errática até o momento, com passagens por Sérvia, Grécia, Bélgica e Polônia.

    Apesar de tudo, Sá Pinto teve momentos de destaque na carreira, principalmente em competições internacionais. O treinador quase atingiu o ponto alto logo em seu primeiro trabalho no Sporting, quando levou o clube a decisão da Liga Europa em 2012, perdendo para o Athletic Bilbao. O sucesso foi repetido em clubes de menor investimento, como Belenenses e Braga.

    "Em termos futebolísticos, Sá Pinto tem uma grande tendência para se preocupar com o processo defensivo. E consegue ter sucesso. Basta ver o que fez nas campanhas europeias pelo Belenenses e pelo Braga. Não é por acaso que, na temporada passada, ganhou o grupo da Liga Europa, incluindo uma vitória na casa do Wolverhampton", analisou Luis Rocha Rodrigues.

    "No processo ofensivo, revelou algumas dificuldades quando havia necessidade de reverter resultado negativo. É um treinador que não tem problema em lançar mais jogadores na frente, que consegue sufocar o adversário, só que tem algumas dificuldades em marcar gols, porque as suas equipes ficam um pouco ansiosas - talvez também possa ter a ver com o estilo emocional dele", resumiu.

    Portugal
    Ricardo Sá Pinto
    NomeRicardo Manuel Andrade Silva Sá Pinto
    Data de Nascimento/Idade1972-10-10(51 anos)
    Nacionalidade
    Portugal
    Portugal
    FunçãoTécnico

    Fotografias(100)

    Comentários

    Quer comentar? Basta registrar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registrados comentários…
    Links Relacionados
    Equipe
    Treinador

    Copa Sul-Americana
    Chave complicada
    Líder do Brasileirão, o Bragantino voltou as suas atenções para a Copa Sul-Americana nesta quarta-feira, 24, e se recuperou após a derrota na última rodada ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    ScPKoHx 24-04-2024, 19:40
    Creed93 24-04-2024, 18:50
    ScPKoHx 24-04-2024, 15:02
    LukyMax_Santiago 24-04-2024, 13:07
    ScPKoHx 24-04-2024, 10:29
    grandejogadoor 24-04-2024, 08:33
    ScPKoHx 24-04-2024, 08:12
    ScPKoHx 24-04-2024, 08:08
    ScPKoHx 24-04-2024, 07:19
    ScPKoHx 24-04-2024, 07:12
    JP_Tricolor 24-04-2024, 05:59
    JP_Tricolor 24-04-2024, 05:58
    JP_Tricolor 24-04-2024, 05:54
    JP_Tricolor 24-04-2024, 05:53
    ScPKoHx 23-04-2024, 14:09