Siga o instagram do oGol
Análise ogol
Sequência no Bahia é a melhor da carreira

Artilheiro do Nordeste e da Sul-Americana, Gilberto prova estar no auge aos 30

2020/02/28 14:16
Texto por Eduardo Massa
E1

Gilberto parece ter encontrado no Bahia a estabilidade que precisava para mostrar sua melhor versão. Aos 30 anos, o atacante começa 2020 como em 2019, distribuindo gols, e vai provando viver o auge da sua carreira.

O momento é especial para o experiente atacante, que completa 31 anos em junho. Com sete gols nas primeiras oito partidas da temporada, Gilberto é artilheiro da Copa do Nordeste e da Copa Sul-Americana, duas principais competições disputadas pelo Bahia neste primeiro semestre. Com média de 0,88 gols por jogo, é também um candidato natural a artilheiro do Brasil em 2020, embora a fase da dupla Gabriel Barbosa e Bruno Henrique deixe pouco espaço para concorrentes.

A sequência atual é ainda mais especial, depois de marcar apenas um gol nos primeiros quatro jogos. Gilberto anotou seis gols nas últimas quatro partidas. E não se pode dizer que o atacante vive apenas uma boa fase: o desempenho do atleta tem sido consistente desde o ano passado. 

Contratado em meados de 2018 pelo Bahia, Gilberto começou sua jornada no clube com gols nos quatro primeiros jogos, um bom indicativo de como seria sua passagem pelo Tricolor. Mas os gols foram rareando em seu primeiro semestre na equipe, que não teve tanto brilho individual.

A história em 2019 foi diferente. Gilberto começou a temporada com oito gols em oito partidas e, embora tenha tido alguns momentos de baixa na reta final da temporada, terminou o ano com 29 gols em 58 jogos, a melhor marca de sua carreira nas duas estatísticas. De quebra, ficou em terceiro na artilharia do Brasileiro, com 14 gols, atrás apenas da já mencionada dupla rubro-negra.

A continuidade e sequência de jogos como titular parecem terem sido os diferenciais para o desempenho de Gilberto. Embora tenha um histórico em grandes clubes pelo Brasil, o atacante raramente foi titular absoluto por onde passou. E quando foi titular, não permaneceu na equipe por muito tempo, como em sua experiência no Vasco. Tanto que sua temporada com mais jogos por um único clube, antes do Bahia, havia sido em 2017, pelo São Paulo, com 33 jogos: 21 deles saindo do banco (foram 13 gols marcados).

Gilberto teve proposta do Japão para deixar o Bahia em 2020. Acabou por acertar a sua permanência, e os gols vem mostrando que atacante e clube fizeram bem em seguirem juntos.

Brasil
Gilberto
NomeGilberto Oliveira Souza Júnior
Data de Nascimento1989-06-05(30 anos)
Nacionalidade
Brasil
Brasil
PosiçãoAtacante (Centroavante) / Atacante (Ponta Esquerda)

Fotografias(24)

Comentários (1)
Tenha em atenção as Regras de Conduta antes de escrever o seu comentário. Se não as conhece poderá ser uma boa oportunidade para o fazer aqui.
motivo:
Gilberto
2020-02-28 17h52m por fabriciosantos464
Quando eu lembro deixamos Gilberto pra trelles e prato fico até triste são Paulo
Links Relacionados
Jogador
Equipe
Futebol Espanhol
Brasileiro pode adiar mais uma vez retorno
Com competições paralisadas e sem expectativas de melhoras a curto prazo, o futebol entrou em um mundo de incertezas e, mesmo os grandes clubes da Europa tem tido dificuldades para ...