Siga oGol no facebook
      bet365
      Treinador analisou fim de ano da seleção

      Tite: o fim da fase de testes, as experiências táticas e o alívio pelo reencontro com as vitórias

      2019/11/19 14:01
      E0

      O técnico Tite terminou 2019 com vitória. Depois de cinco partidas sem vencer, o Brasil levou a melhor sobre a Coreia do Sul, nesta terça, nos Emirados Árabes. O comandante garantiu estar "aliviado" pelo resultado conquistado diante dos coreanos. 

      "Me incomoda em alto nível a gente não ter. Eu falei que não estava satisfeito com o resultado, mas tem que ser duro, casca grossa. Se eu estou desequilibrado, não tenho a experiência que tenho, os garotos entram numa pressão desgraçada e não produzem. Sei como é o processo de construção. A função de vocês é comentar, críticas e elogios são do jogo, a gente tem que saber. Claro que não nos deixa mais feliz... Não sei se é o termo (se ficou aliviado). Mas deixa feliz, ainda mais com desempenho. Usaram o termo suficiente, mas para mim é mais, é bom. Fizemos o terceiro gol trocando 48 passes. É pouco, foi uma vitória só, eu sei que é pouco, queríamos ter melhor resultado, mas vai se construindo", garantiu. 

      Tite destaca que a fase da seleção pós-Copa América foi de "oportunidades", procurando encontrar não apenas um esquema tático novo, mas também novos nomes que possam representar a seleção nos próximos anos. 

      "Terminamos a fase de oportunidades, de mudanças, modificações de sistema, oportunizar nomes. Agora termina esse ciclo para a a gente ter condições de projetar competições, que a necessidade de desempenho e resultado existe. Hoje começando o jogo tinham seis sub-23, depois entraram mais três. É a construção da equipe, que vai dando know-how, experiência, lastro. Foi um jogo bonito, plasticamente bem jogado, com as duas equipes se propondo jogar. As duas faziam pressão alta e tentavam sair jogando, isso oportunizou um jogo mais bonito", destacou Tite. 

      O treinador falou também nas alterações táticas que experimentou nos últimos jogos, com variação de esquema e posicionamento dos jogadores de frente, buscando a melhor movimentação principalmente para encaixar Coutinho na equipe. 

      "Teve 4-2-3-1, variação de 4-1-4-1, 4-4-2, com Coutinho e sem Coutinho, Neymar e sem Neymar. Teve atacante agudo, pivô de área... A gente teve amplitude com lateral jogando na última linha, com Lodi, Couto por fora, jogou muito hoje, talvez essa é a posição que o Couto mais produziu, tanto de um lado quando do outro, quando ele vem de fora desequilibra. É meio quebra-cabeça. Você tenta potencializar os atletas, ajustar. Ganhamos a Copa América se ajustando sem o Neymar, com dois homens por fora. Não era o ideal, mas nos proporcionou ganhar sofrendo só um gol. Esse ajustar é desafiador. Essas foram algumas das variações, a partir daí vamos começar a refletir", analisou, ressaltando a escolha tática para o jogo contra os coreanos. 

      "O sistema 4-1-4-1 com pivô de área, que vem buscar, com um outro que ataca espaço, agride. Couto ou outro jogador por dentro. Tripé no meio de campo. Linha de quatro que consiga fazer três pressões. Contra a Coreia, fizemos pressão alta. Nós, construção, iniciação, construção média e construção alta. A gente procura... O fato de ter saído na frente te dá tranquilidade maior para as coisas acontecerem". 

      Em 2019, o Brasil fez 16 jogos, com oito vitórias, seis empates e duas derrotas. O balanço fecha com 33 gols marcados e nove sofridos, com o ápice no título da Copa América. 

      Enquete
      RESULTADO DA VOTAÇÃO
      BRASIL
      EMPATE
      COREIA DO SUL

      Comentários

      Quer comentar? Basta registrar-se!
      motivo:
      EAinda não foram registrados comentários…
      jogos históricos
      U Terça, 19 Novembro 2019 - 10:30
      Mohammad bin Zayed Stadium
      Ammar Al Junaibi
      3-0
      Lucas Paquetá 9'
      Philippe Coutinho 36'
      Danilo 60'
      Links Relacionados

      Série B
      Fantasma aprontou no fim
      De forma sorrateira, como um verdadeiro "fantasma", o Operário estreou com vitória na Série B do Campeonato Brasileiro. Na noite desta sexta-feira, em Ponta Grossa, a ...

      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

      mateuspbs 20-04-2024, 00:27
      JP_Tricolor 19-04-2024, 08:05
      JP_Tricolor 19-04-2024, 08:04
      JP_Tricolor 19-04-2024, 08:03
      JP_Tricolor 19-04-2024, 08:01