Siga o canal do youtube do ogol.com.br
      bet365
      Futebol Internacional
      A história de Guilherme Choco

      Menino da Vila dominou ligas alternativas na Europa e fincou raízes na Bulgária

      2019/10/18 19:20
      E0

      O atacante Guilherme de Souza, conhecido como Guilherme Choco, foi mais um menino da Vila. Subiu junto com a geração de Neymar, André e companhia. Mas foi bem longe da Vila Belmiro que fincou raízes (longe até da sua Mogi das Cruzes). 

      Hoje com 29 anos, o jogador está de volta para a Bulgária, país onde ficou mais tempo como profissional, depois de passagens vitoriosas por outras "ligas alternativas" pela Europa. Tudo isso depois do começo na Vila, como o atleta lembrou em conversa com a reportagem de oGol

      "Depois da Copa São Paulo subimos para o profissional. Eu Neymar, André e Alan Patrick. Na época, tinha muitos jogadores de nome como Fábio Costa, Fabão, Kléber Pereira, Rodrigo Souto, Domingos, Léo e etc. Logo quando subi, eu era muito magro e me 'zoaram' bastante (risos). O Fabão até me ajudava na academia me dando dicas de treino", brincou o jogador. 

      Choco agradece a ajuda dos mais experientes do elenco santista. "Ajudaram muito os que estavam subindo dando dicas e ajudando em todos os sentidos". Mas a passagem na Vila Belmiro não durou muito e, sem jogar pelo profissional, Choco se mudou para a Bulgária pela primeira vez na carreira. 

      O jogador chegou no Ludogorets quando o clube disputava ainda a segunda divisão búlgara. O atacante lembra a mudança de país e o início do projeto que tornou o Ludogorets a principal força do futebol da Bulgária. 

      "Estava no Santos e a gente foi jogar um campeonato na Espanha. Chegamos na final, contra a seleção da Venezuela, e fui um dos principais jogadores. No campeonato, estavam presentes o treinador e um olheiro do Ludogorets. Logo quando eu voltei para o Brasil, eles entraram em contato com meu empresário e deu certo de eu ir para lá", começou a contar. 

      "Era um Sheik que tinha assumido e queria armar um time para subir para ser o campeão búlgaro por muitos anos. Era um time que tinha uma estrutura boa, mas não excelente. A diretoria tinha uma mentalidade à frente das outras, e isso ajudou bastante. Estranhei no começo por causa do frio, a língua, o fuso horário, mas, graças a Deus, consegui me adaptar. Logo quando cheguei, a gente foi campeão e subiu. Na última temporada, eles foram campeões pela oitava vez seguida. Eu participei de quatro. É um projeto muito bom. É o Shakhtar daqui, com muito brasileiros. Chegou a ter 11 (jogadores brasileiros)", completou. 

      A passagem pelo Ludogorets fez Guilherme se apaixonar pela Bulgária, país que acabou sendo sua principal casa na Europa. O jogador ressalta passagens vitoriosas em Chipre e Lituânia, com os títulos nacionais nos países. Mas foi na Bulgária que Choco foi mais feliz. 

      "Sou suspeito para falar da Bulgária. Eu, minha esposa e meus filhos gostamos muito daqui. Meus filhos vão para a escola, falam búlgaro... A gente não tem pensamento de voltar para o Brasil como trabalho. Tenho a ideia de ficar aqui, fazer nossa vida, abrir um negócio e ficar na Bulgária. É um país muito bom, a gente gosta da língua... Só o frio que não muito, aqui neva bastante. Mas a gente acostumou. Gostamos pela educação das crianças, que é o principal. A medicina também é muito boa e é um país onde as coisas são muito baratas", contou. 

      O brasileiro lembra que no início sofreu um pouco pelas diferenças culturais. "Aqui, quando você balança a cabeça dizendo que sim, significa que não, e vice-versa. Quando cheguei, vinham falar comigo e eu balançava a cabeça que não queria e continuavam oferecendo", brincou. 

      Retorno ao Brasil (não por muito tempo)

      Recentemente, Guilherme voltou ao Brasil para defender o Ituano. O jogador conquistou o acesso na Série D com o clube e destaca a organização do Galo, "um clube muito organizado pelo Juninho Paulista". Mas quando a Bulgária chamou novamente... Guilherme acertou com o Lokomotiv Sofia em novo projeto de busca pela elite. 

      "É um time de segunda divisão, com projeto bom para subir e espero poder ajudar. A gente vem com vitórias em sequência e espero poder subir. Se Deus quiser, vai dar tudo certo e vou ter mais um acesso", projetou. 

      O Lokomotiv Sofia está em terceiro na segunda divisão búlgara e vem de três vitórias seguidas no torneio. O Menino da Vila luta por mais um acesso no país onde fincou raízes. 

      Brasil
      Choco
      NomeGuilherme de Souza
      Data de Nascimento/Idade1990-01-18(34 anos)
      Nacionalidade
      Brasil
      Brasil
      Dupla Nacionalidade
      Bulgária
      Bulgária
      PosiçãoDefensor (Lateral Direito) (Meia Direita)

      Fotografias(1)

      Comentários

      Quer comentar? Basta registrar-se!
      motivo:
      EAinda não foram registrados comentários…
      Links Relacionados

      Série B
      Fantasma aprontou no fim
      De forma sorrateira, como um verdadeiro "fantasma", o Operário estreou com vitória na Série B do Campeonato Brasileiro. Na noite desta sexta-feira, em Ponta Grossa, a ...

      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

      JP_Tricolor 19-04-2024, 08:05
      JP_Tricolor 19-04-2024, 08:04
      JP_Tricolor 19-04-2024, 08:03
      JP_Tricolor 19-04-2024, 08:01
      ScPKoHx 18-04-2024, 18:50
      Jorjao123 18-04-2024, 10:23
      JP_Tricolor 18-04-2024, 07:49
      JP_Tricolor 18-04-2024, 07:47
      JP_Tricolor 18-04-2024, 07:46