Siga oGol no Twitter
    bet365
    Idolatria no Oriente

    Recuperado de pneumonia, Ricardo Lopes busca o tri na Coreia do Sul

    2019/07/16 18:21
    E0

    Bicampeão nacional e atual líder do campeonato coreano, campeão da Liga dos Campeões da Ásia em 2016, quatro anos de clube com mais de 130 jogos, titular absoluto e ídolo da torcida. Esse é um breve resumo da carreira de Ricardo Lopes defendendo as cores do Jeonbuk Motors, da Coreia do Sul. O atleta que saiu desconhecido do Brasil fez seu nome no país asiático e bateu um papo com oGol

    Após se destacar no Globo, do Rio Grande do Norte, Ricardo Lopes foi emprestado ao Fortaleza. Da capital cearense, o atacante aceitou o desafio de defender o Jeju United, da Coreia do Sul. Na Ásia, a adaptação foi rápida e o desempenho dentro de campo, promissor.  

    "Minha vinda para a Coreia do Sul foi tranquila. Eu não tive dificuldades em relação aos horários, alimentação e até mesmo com o futebol, que aqui é mais correria e de força física. Quem quer vencer na vida tem que passar por cima disso tudo. Sempre coloquei isso na minha cabeça.".

    Os 11 gols e 11 assistências nos 33 jogos com a camisa do Jeju United renderam ao jogador uma transferência para o Jeonbuk Motors, uma das potências do país, clube que defende há quatro anos. Nesse período, o elenco do atual bicampeão coreano contou com sete brasileiros. Entretanto, Ricardo Lopes esteve mais próximo dos coreanos, apesar da dificuldade de falar o idioma local.

    "Eu convivo mais com os coreanos, as resenhas são com eles. Eu os entendo bastante, mas falar é complicado. Os professores são coreanos, talvez se tivesse um professor brasileiro me ensinando o idioma local, fosse mais fácil. Mas a gente se entende com um pouco de coreano e um pouco de inglês. Meus melhores amigos são coreanos."

    ©Divulgação

    Por falar em resenha, o atacante lembra de uma história divertida com um companheiro de clube. 

    "Estávamos em um dia de folga e saímos para beber. Um amigo acabou bebendo demais e dormiu. Nós desenhamos no rosto dele inteiro. (risos) No dia seguinte, tinha o café da manhã no hotel e descemos. Ele levantou, não olhou no espelho e foi direto. Pensa em um cara bravo. (risos) Estava todo mundo no café, até o presidente. E ele não sabe até hoje quem foi."

    Um desejo e momento difícil na Coreia do Sul

    Com tanto tempo de Coreia do Sul, uma relação de carinho mútuo e longe dos holofotes da seleção brasileira, é natural imaginar o atacante defendendo as cores do país asiático. Desejo para que isso aconteça não falta.

    "Já tiveram esses comentários na imprensa. Eu penso em me naturalizar, sim. É um país que eu gosto e acredito que pra mim e minha família, seria muito bom. Vamos ver o que acontece."

    Amante confesso do país asiático, Ricardo Lopes destaca inúmeros pontos que o fazem querer seguir na Coreia do Sul. A segurança, um dos maiores problemas atuais do Brasil, é o principal motivo pela preferência do jogador. 

    "O que eu mais gosto aqui é a tranquilidade. Não tem violência. Uma criança pode brincar na rua e ir para a escola sozinha. A gente não pensa em sair daqui. Quem não quer uma paz dessa? Uma vez, esqueci meu cartão de crédito em um restaurante e não lembrava. Voltei no local umas duas semanas depois e uma funcionária me entregou. Se fosse no Brasil...E eles são muito carinhosos com o estrangeiro." 

    Na última temporada, Ricardo Lopes viveu uma fase artilheira, anotando 17 gols em 39 jogos. Porém, em 2019 o número de bolas na rede diminuiu. O jogador revelou o motivo do período de seca e que tem recebido apoio dos companheiros. 

    "Eu tive alguns problemas fora de campo. Minha filha teve pneumonia e depois que sarou, eu tive também e perdi cinco quilos. Esse ano está sendo muito difícil. O treinador me chamou para conversar e mostrou que entende o momento que estou passando. Os jogadores também estão me apoiando." 

    Temporada de mudança no Jeonbuk Motors

    Atual bicampeão coreano, o Jeonbuk Motors segue forte na briga por mais um título nacional. A equipe de Ricardo Lopes lidera a K-League com 45 pontos, um a mais que o Ulsan Hyundai, que tem um jogo a menos. O atacante frisa que a competição deste ano está mais equilibrada e conta como é a relação com os torcedores. 

    "Esse ano está diferente, mais complicado. Nós temos uns cinco jogadores de seleção, mas os outros times investiram mais. Estamos em primeiro, mas a diferença para os outros não é grande. Independente dos resultados nos jogos, as pessoas te tratam com carinho, pedem para tirar foto, dão presente, até os torcedores de times rivais. Acho que as mulheres aqui gostam mais de futebol do que os homens."

    O ano de 2019 do Jeonbuk Motors é de mudança. Isso acontece por conta da saída do treinador sul-coreano Choi-Kang Hee, que deixou o comando da equipe após 12 temporadas. Para o lugar do vitorioso comandante, chegou o português José Morais. A troca facilitou o diálogo para Ricardo Lopes, que crê na melhora da equipe com o novo técnico. 

    "É uma experiencia nova, primeiro ano dele conosco e alguns jogadores ainda estão se adaptando. Ele é gente boa e tenta ajudar os jogadores, passa vídeos, nossos e dos adversários, a semana toda. O treinamento não é tão intenso, é mais trabalho tático." 

    Na última rodada do campeonato coreano, o líder Jeonbuk Motors empatou em 1 a 1 com o vice-líder Ulsan Hyundai. A equipe visita o FC Seoul no próximo sábado, pela 22ª rodada da competição. 

    Brasil
    Ricardo Lopes
    NomeRicardo Lopes Pereira
    Data de Nascimento/Idade1990-10-28(33 anos)
    Nacionalidade
    Brasil
    Brasil
    PosiçãoAtacante (Ponta Esquerda) / Atacante (2º Atacante)

    Fotografias(3)

    Comentários

    Quer comentar? Basta registrar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registrados comentários…
    Links Relacionados

    Mercado
    Oficial
    Após derrota na estreia da Série C do Brasileiro, o Sampaio Corrêa segue no mercado em busca de reforços. Nesta quinta-feira, o Bolívia Querida oficializou a chegada ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    renato92 25-04-2024, 16:09
    grandejogadoor 25-04-2024, 14:58
    Piranho 25-04-2024, 13:17
    ScPKoHx 24-04-2024, 19:40
    Creed93 24-04-2024, 18:50
    ScPKoHx 24-04-2024, 15:02
    LukyMax_Santiago 24-04-2024, 13:07
    ScPKoHx 24-04-2024, 10:29
    grandejogadoor 24-04-2024, 08:33
    ScPKoHx 24-04-2024, 08:12
    ScPKoHx 24-04-2024, 08:08
    ScPKoHx 24-04-2024, 07:19
    ScPKoHx 24-04-2024, 07:12
    JP_Tricolor 24-04-2024, 05:59
    JP_Tricolor 24-04-2024, 05:58
    JP_Tricolor 24-04-2024, 05:54