Siga oGol no Twitter
      bet365
      Futebol Internacional
      As histórias de Everton Rafael na Nigéria

      Na Nigéria, técnico brasileiro tenta alcançar o topo da África

      E1

      Muitas vezes dizemos que o mundo é uma bola e gira muito rápido. No futebol, assim as coisas funcionam: um dia você está trabalhando no Brasil e, no outro, vai para um continente totalmente distante, com uma língua diferente da sua. Everton Rafael é mais um treinador brasileiro que teve um destino um tanto inusitado para a carreira. 

      Afinal, Everton é o único técnico brasileiro que trabalha na Nigéria. Ex-jogador de futebol, com passagens na base por  Santa Cruz ,Sport e Bahia, Everton começou como treinador em Santa Catarina. Havia acabado a carreira no Fluminense de Joinville quando recebeu a oportunidade de comandar o time. 

      "Eu fui para jogar e acabei me machucando. Os primeiros quatro jogos o time acabou perdendo. Como eu tinha um bom relacionamento com o presidente, ele resolveu me promover a treinador. No começo eu não aceitei, mas depois de conversarmos bastante aceitei o desafio".

      Everton Rafael acabou se saindo bem na nova carreira. "O Fluminense vinha de quatro derrotas e, quando eu assumi, fizemos dez jogos invictos". A boa campanha acabou levando o técnico para um destino inusitado no futebol: a Nigéria. 

      "O presidente do FC ifenayi Ubah, da Nigéria, estava de férias no Brasil e assistiu um jogo meu. Ele acabou gostando do meu trabalho e me fez uma proposta para eu vir para Nigéria", recordou o técnico, que em um primeiro momento não estava inclinado a aceitar o desafio.

      "Tvemos três reuniões. As duas primeiras eu não aceitei pelo fato que via muitas notícias sobre guerra na Nigéria. E também por desconfiar que talvez fosse um golpe ou algo assim. Na terceira conversa, ele fez uma proposta irrecusável. Fez o pagamento à vista de um ano de trabalho. Dinheiro de contrato, direito a levar três jogadores brasileiros, auxiliar e uma estrutura muito boa de trabalho. Esse mesmo clube tinha parceria com o West Ham, da Inglaterra".

      Everton Rafael tem como auxiliar seu pai, Israel, que tinha uma escolinha de futebol em Recife (na qual o hoje técnico deu seus primeiros chutes). Os temores do brasileiro com relação a segurança no país acabaram não se confirmando. 

      "Graças a Deus, tudo que eu via na televisão e noticiários não se confirmou. É um país muito bom de se viver, me acolheram muito bem e tiveram muito respeito por mim aqui. A região que estou, de fato, é muito pacata. Com as viagens dos jogos, já fui a lugares que falavam que eram muito perigosos e, graças a Deus, não vi violência ou algo parecido", contou.

      Como é o futebol na Nigéria, o leitor deve se perguntar. Everton Rafael contou para a reportagem que é "bastante diferente" do brasileiro. Não só o futebol em si. "Aqui é muito quente, os hábitos alimentares são muito diferentes. No começo, sofri muito por causa da pimenta". 

      "No começo, foi difícil. Eles aqui falam inglês e eu não falava nada de inglês, mas tive aulas todos os dias e aprendi. Aqui, geralmente, existe certa dificuldade, pois a Nigéria é um pais que tem 500 tipos de línguas diferentes. Muitos jogadores não tem estudo e acabam falando apenas a linguagem da tribo deles", revela. 

      O brasileiro cita, por outro lado, semelhanças culturais na dança, artesanato e paixão pelo futebol. "O pessoal aqui ama futebol. Em todos os jogos, os estádios estão cheios. E aqui não tem as coisas que tem no Brasil, tipo torcedores fanáticos que brigam. Eles gostam de um futebol bem jogado. Se o time oponente for jogar na casa do adversário e trocar muitos passes ou fizer um gol bonito, eles aplaudem".

      O técnico revelou que chegou a ver torcedores se ajoelhando na frente dele após uma classificação para a Champions League da África. "Eu descobri depois que essa atitude é uma forma de agradecimento pela felicidade que tinha propiciado a eles". 

      Everton Rafael tenta ganhar esta temporada a Premier League da Nigéria pelo Akwa, mas o grande objetivo do treinador é ganhar a principal competição de clubes da África. "Meu grande objetivo é ser campeão da Champions Legue da África, jogar um Mundial de Clubes, quem sabe contra um Real Madrid, Barcelona ou um grande clube da América".

      Brasil
      Everton Rafael
      NomeEverton Rafael Assis de Lira
      Data de Nascimento/Idade1989-01-25(35 anos)
      Nacionalidade
      Brasil
      Brasil
      FunçãoTécnico

      Fotografias(1)

      Comentários

      Quer comentar? Basta registrar-se!
      motivo:
      tecnico na nigéria
      2019-05-10 12h43m por Farofa
      deve ser um desafio enorme treinar numa cultura totalmente diferente, sem saber nada do local. tem que procurar se adaptar o mais rápido possivel, e tentar impor seu estilo de jogo. boa sorte ao everton.
      Links Relacionados

      Futebol Inglês
      Com duas rodadas de antecedência
      Uma temporada depois de amargurar o rebaixamento para a Championship, o Leicester está de volta à elite do futebol inglês. Nesta sexta-feira (26), na abertura da 44ª rodada, ...

      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

      Piranho 26-04-2024, 14:53
      Piranho 26-04-2024, 14:48
      Piranho 26-04-2024, 14:46
      Piranho 26-04-2024, 14:44
      joaoxsf 26-04-2024, 12:12
      ScPKoHx 26-04-2024, 07:40
      ScPKoHx 26-04-2024, 07:37
      JP_Tricolor 26-04-2024, 06:13
      JP_Tricolor 26-04-2024, 06:12
      JP_Tricolor 26-04-2024, 06:11
      JP_Tricolor 26-04-2024, 06:09
      ViniciusLopes 26-04-2024, 00:03
      grandejogadoor 25-04-2024, 22:21
      ScPKoHx 25-04-2024, 20:17
      renato92 25-04-2024, 16:09
      grandejogadoor 25-04-2024, 14:58