Siga o canal do youtube do ogol.com.br
      bet365
      Nunca é tarde

      De história centenária, AFC Bournemouth prepara estreia na Premier League

      2015/08/04 12:27
      E0

      O futebol e suas histórias. Na temporada 2008/09, o AFC Bournemouth estava perto da falência, na quarta divisão do futebol inglês. Poucas temporadas depois, o clube, de 125 anos de história, jogará pela primeira vez na principal divisão do futebol inglês. Uma história e tanto. 

      ©Getty / Steve Bardens
      A turística cidade de Bournemouth, no litoral sul inglês, via um clube desacreditado em 2008. Com graves problemas financeiros, a equipe, então na quarta divisão do futebol no país, chegou a ser punida com a perda de 17 pontos na tabela. Os Cherries estiveram bem próximos da extinção.

      Em 2015/2016, no entanto, o acanhado estádio Dean Court, com capacidade de pouco menos de 12 mil espectadores, receberá os jogos do Bournemouth na milionária Premier League, na elite do futebol inglês.

      Um nome que ajudou a mudar a história do clube

      Mesmo com 17 pontos a menos na tabela, o Bournemouth conseguiu evitar o rebaixamento naquela temporada. O jovem Eddie Howe, então com 31 anos, assumiu o grande desafio de comandar o clube e construiu uma história improvável de muitas alegrias para a torcida. 

      Howe havia encerrado a carreira como jogador na temporada 2006/07, após atuar durante quase todos os seus anos de atleta pelo Bournemouth. 

      Conhecido como um técnico que faz jogadores antes nas sombras brilharem pelo clube, Howe conduziu a equipe na trajetória rumo ao sucesso. 

      ©Getty / Justin Setterfield
      Entre 2011 e 2012, o comandante chegou a ter uma experiência no Burnley, mas logo voltaria para a casa. Com Howe, o Bournemouth chegou ao ápice de sua história. 

      Outro jovem técnico que brilhou em Bournemouth

      Na década de 1980, Harry Redknapp, ex-técnico de Tottenham e Queens Park Rangers, recebeu a chance de dirigir os Cherries. Na primeira temporada, Redknapp conseguiu livrar a equipe do rebaixamento e ainda eliminou o gigante Manchester United na FA Cup. 

      O treinador, em início de carreira, ajudou ainda a equipe de Dean Court a subir para a segunda divisão com o título da Football League One na temporada 1986/87.

      O Bournemouth aprendeu a lição e, décadas depois, achou em casa um treinador que conseguiu levar o clube ainda mais longe do que Redknapp. 

      A incrível ascensão

      Em 2012, Howe voltou para Dean Court e levou o Bournemouth aos seus melhores momentos em toda a história centenária do clube. Talvez nem Redknapp tenha sonhado levar a equipe tão longe. 

      Após ter comandado o time para a segunda divisão com o vice-campeonato da terceira logo após o retorno, Howe fez campanha mediana no ano seguinte, mas a última temporada foi a mais importante da história do clube. 

      O Bournemouth chegou à Premier League com um jogo de antecipação, vencendo o Bolton por 3 a 0 na penúltima rodada da segunda divisão. 

      ©Getty / Steve Bardens
      O troféu foi para Dean Court e, ao longo da competição, nenhuma equipe fez tantos gols quanto o time de Howe: foram 98 tentos. O time também liderou as estatísticas no número de chutes, passes completos e na posse de bola. 

      Descrença na elite

      A campanha imaculada não afastou os críticos. Sem história na divisão principal e com jogadores pouco conhecidos, o Bournemouth entra na Premier League entre os mais cotados para ficar na parte inferior da tabela. 

      Os gastos nos reforços são infinitamente menores do que os dos rivais. A contratação mais cara foi a de Tyrone Mings, jovem lateral-esquerdo que veio do Ipswich Town. A jovem promessa inglesa, que se tornou o maior negócio da história do clube, era observado por rivais mais poderosos da Premier League. 

      Ganês Atsu jogou a Copa de 2014 ©Getty / Mitchell Leff
      Outros jovens também chegaram, como o norueguês Joshua King, ex-Blackburn, e o ganês Christian Atsu, que estava no Everton e foi emprestado pelo Chelsea. 

      A equipe também terá a experiência do defensor francês Distin, ex-Everton, e do goleiro polonês Artur Boruc, ex-Celtic, Fiorentina, Southampton e que já esteve na equipe na última temporada. 

      Os Cherries podem estar em baixa nas casas de aposta, mas quem ousa desafiar um clube e um técnico com tantas vitórias sobre o improvável? 

      Comentários

      Quer comentar? Basta registrar-se!
      motivo:
      EAinda não foram registrados comentários…
      Links Relacionados

      Mercado
      Oficial
      O Ceará segue tocando o planejamento de olho no segundo semestre. Na noite desta sexta-feira, o Vozão oficializou a contratação do goleiro Maycon Cleiton, de 25 anos. O ...

      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

      JP_Tricolor 19-04-2024, 08:05
      JP_Tricolor 19-04-2024, 08:04
      JP_Tricolor 19-04-2024, 08:03
      JP_Tricolor 19-04-2024, 08:01
      ScPKoHx 18-04-2024, 18:50
      Jorjao123 18-04-2024, 10:23
      JP_Tricolor 18-04-2024, 07:49
      JP_Tricolor 18-04-2024, 07:47
      JP_Tricolor 18-04-2024, 07:46