Siga oGol no Twitter
bet365
Jogos Marcantes
Jogos marcantes

Palmeiras 2 x 2 Juventus: o Brasil no topo do mundo

Texto por ogol.com.br
l0
E0

No dia 22 de julho de 1951, o Palmeiras superou o "Complexo de Vira-Lata" de um Brasil vice-campeão do mundo em 1950 e superou a Juventus para conquistar a Copa Rio.  

Depois da Copa do Mundo de 1950, o Brasil organizou outro torneio internacional em 1951: a Copa Rio, ou a Copa dos Clubes Campeões. Foi um torneio que reuniu campeões da América do Sul e da Europa. 

Depois de eliminar o Vasco na semifinal, o Palmeiras enfrentou, no Maracanã, a Juventus, que havia goleado o Verdão na fase de grupos. No primeiro jogo da final, vitória palmeirense por 1 a 0. O jogo decisivo foi no dia 22 de julho

O Maracanã gritava "Brasil, Brasil", e o Palmeiras era o Brasil em campo. A esperança da torcida de ver o futebol brasileiro mostrar que não era apenas bom: era bom o suficiente para ser campeão. E bastava, como em 1950, um empate para isso. 

O estádio, porém, se calou aos 18 minutos de jogo: o dinamarquês Carl Præst colocou a Juventus na frente. Intervalo, 1 a 0 para a Velha Senhora. 

A resposta palmeirense veio no segundo tempo. Lima recebeu lançamento de Liminha e acertou o poste. Na sobra, Rodrigues mandou para a rede e explodiu o estádio. 

Outro dinamarquês voltou a deixar o Maracanã apreensivo: Karl Hansen recolocou a Juve na frente. Mas o poder de reação palestrino falou mais alto naquele dia. 

Já aos 32 minutos de jogo, Liminha deixou dois italianos pelo caminho e arrematou, sem que o goleiro Giovanni Viola conseguisse evitar a entrada da bola. 

O 2 a 2 se manteve até o apito final do francês Gaby Tordjman. O Brasil era campeão do mundo, mas vestido de alviverde. Embora o título não tenha ganhado o carimbo de campeão mundial, o Palmeiras tem um lugar especial em sua galeria para a Copa Rio. 

Comentários

Quer comentar? Basta registrar-se!
motivo:
EAinda não foram registrados comentários…
jogos históricos
U Domingo, 22 Julho 1951 - 00:00
Estádio Jornalista Mário Filho (Maracanã)
Gaby Tordjman
2-2
Carl Præst 18'
Karl Hansen 63'
Rodrigues 47'
Liminha 77'
Estádio
Estádio Jornalista Mário Filho (Maracanã)
Lotação78838
Medidas105x68
Ano de Inauguração1950